• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Shelf Cloud: O fenômeno registrado em Dois Vizinhos

Shelf Cloud (nuvem prateleira) foi registrada em Dois Vizinhos.

Image
  • 05 de Abril de 2022
  • Foto: Tâmara Antunes

  • 2469

Na segunda-feira (04) o céu chamou a atenção em Dois Vizinhos. O registro feito por Tâmara Antunes foi logo no início da manhã quando a chuva se aproximava do município. O fenômeno é conhecido como Shelf Cloud (nuvem prateleira), são nuvens baixas e horizontais, formadas quando há um forte calor na superfície e um ar frio na altitude. A Shelf Cloud se forma a frente de uma instabilidade.

O meteorologista Piter Scheuer explicou ao Jornal de Beltrão que quase sempre este fenômeno está associado a ventos fortes. “Geralmente ela favorece ventos fortes num curto espaço de tempo, chuvas intensas e granizo. Costuma trazer algum transtorno, mas não generalizado.  É só uma linha de instabilidade proporcionada por uma frente fria, e que teve como combustível o ar quente e úmido que veio da Amazônia provocando temporais isolados. É parecida com a super célula, mas não é”, disse Piter que faz pesquisas sobre tempestades severas. 

Apesar do aspecto assustador das nuvens, a tempestade não veio. Choveu levemente durante a manhã de ontem e também durante todo o dia.

PREVISÃO

Nesta terça-feira (05), apesar do avanço do sistema frontal para o Sudeste do Brasil, ainda se mantém a condição de tempo instável sobre o Paraná. Com isso, chuvas continuam sendo previstas nas diversas regiões do Estado. De modo geral, as precipitações ganham força a partir do período da tarde, atuando de forma mais rápida e localizada. Temperaturas elevadas também são esperadas, com maiores valores no noroeste e no norte pioneiro.

Na quarta-feira, áreas de instabilidade seguem atuando sobre as diversas regiões paranaenses. Com isso, chuvas ainda são esperadas principalmente a partir do período da tarde, devido à condição de tempo abafado (massa de ar que predomina no Estado é quente e úmida). Temperaturas elevadas ainda são previstas na maioria dos setores (RMC e litoral não esquenta tanto). Risco de temporais localizados é maior no interior do Paraná.

Fonte: Portal Educadora