Decoração está sendo colocada nas praças Gregório Nicaretta, Ary Jaime Muller e da Amizade.
Foto: Portal Educadora
819
Quem circula pelas ruas de Dois Vizinhos já percebeu a movimentação para a instalação das decorações de Páscoa. O trabalho está sendo coordenado pela artista plástica Marlice de Cristo numa ação da secretaria de educação em parceria com a Associação Natal Iluminado e as paróquias Santo Antônio e Imaculada Conceição. A abertura oficial será no sábado, 9 de abril, às 20h, na Praça Gregório Nicaretta (em frente à Imaculada Conceição). “Nós gostaríamos de convidar toda a população para a abertura da Páscoa que vai acontecer no sábado, 9, às 20h, após a Santa Missa. Teremos a apresentação do grupo Heróis da Páscoa, do Rio Grande do Sul, que vai apresentar uma peça bem divertida e que conta a história do coelhinho da Páscoa”, disse Silvana Dal Molin, secretária de educação.
Ela falou sobre como foi idealizada a Páscoa em Dois Vizinhos. “A Marlice é uma pessoa inovadora, fazia a Páscoa em Pato Branco, veio cheio de ideias e o prefeito Carlinhos Turatto (PP) nos deu autonomia para organizar agora com a parceria da assistência social que contribuiu na parte da costura, teremos muitos produtos construídos aqui, que foram projetados e as costureiras da APMI coloraram em prática esse trabalho bacana que estará na casinha do coelho da páscoa. A decoração não vai ser na dimensão do Natal, será algo mais simples simbólico, mas vai ficar muito bonito”, completou.
O tempo para a montagem e planejamento da decoração foi um desafio. “Logo após o Natal, o prefeito Carlinhos chamou a gente e disse que não queria deixar cair a autoestima da cidade. Buscamos reaproveitar a casa que foi utilizada no Natal, que virou agora a casa do coelho. Serão três pontos na cidade, na Praça da Imaculada que vai ficar a casa, aí na Paróquia Santo Antônio e na Praça da Amizade. Vamos ter pontos que refletem a parte cristã da data, uma lembrança do monte das oliveiras e também na parte do Coelho da Páscoa que teremos a casa e o seu entorno”, explicou Marlice.
A casa do coelho será aberta no sábado, 9, e funciona até o dia 19 de abril das 18h30 às 22h e vai oferecer pintura facial para as crianças.
Reaproveitamento de materiais
Marlice de Cristo falou sobre os desafios de montar a decoração em um curto espaço de tempo. “Em todo meu trabalho, busco sempre ter bastante cuidado no reaproveitamento. O material do Natal será totalmente reaproveitado. Lógico que a parte elétrica, de mangueiras, de cordão, por ser exposta, exigem manutenção, mas são peças que reaproveitamos. Não foi diferente com a páscoa. Transformamos algumas peças e com certeza vamos reaproveitar o que for possível. Temos uma equipe já bastante treinada, tiramos a decoração de Natal, armazenamos tudo adequadamente e já começamos a pensar na Páscoa. Fizemos alguns trabalhos no barracão e é um desafio pelo tempo ser mais curto, aí temos as licitações que precisam de tempo para acontecer, enfim, mas está tudo dentro do cronograma, o pessoal está trabalhando tranquilo para deixar tudo pronto para sábado”, resume.
Paixão de Cristo
Na Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, em frente ao Centro Cultural Arte e Vida, às 20h, o departamento de cultura vai apresentar o espetáculo Paixão de Cristo. “Estamos com a corda toda nos ensaios. Passamos o último final de semana todo em gravação, porque a peça conta com grande número de participantes e por isso optamos em gravar os áudios. O ritmo está frenético, temos ensaios ainda durante essa semana e na próxima para apresentar na sexta-feira, 15. Essa peça, por termos um público no departamento composto por crianças e adolescentes e como a Paixão de Cristo é mais adulta, optamos em convidar pessoas que até não fazem aula e, junto nisso, na parceria com as igrejas, estendemos convive a outras pessoas. Recebemos pessoas de várias comunidades, profissões, mais variadas idades, pessoas do departamento, pessoas de fora, que tem ou não ligação, com ou sem experiencia e estamos trabalhando muito para fazer isso dar certo”, explica Gilvana Schmoeller, diretora do departamento de cultura.
Serviço
A abertura da Páscoa e inauguração da casa do coelho será no sábado, 9, às 20h. O espaço vai funcionar entre os dias 9 e 19 de abril das 18h30 às 22h, recepcionando crianças e oferecendo pintura facial. A apresentação da Paixão de Cristo será no dia 15 de abril, às 20h, em frente ao Centro Cultural Arte e Vida.
Fonte: Portal Educadora