Município está em campanha para que proprietários façam seus passeios.
Foto: Portal Educadora
1194
Nos próximos meses, várias ruas de Dois Vizinhos vão receber asfalto com recursos conquistados junto ao Governo Estadual, emendas parlamentares ou recursos próprios. Com isso, desde agosto do ano passado, a Administração Municipal iniciou uma campanha pedindo para que os proprietários de imóveis, seja no centro ou nos bairros, façam seus passeios, para ter uma cidade bonita e com acessibilidade.
A campanha está surtindo efeito. “Dois Vizinhos passou a recuperar suas calçadas e a gente agradece muito, muito mesmo, as pessoas que estão fazendo isso. Os nossos convênios entre a Prefeitura, Governo do Estado e Federal para recuperação e pavimentação, não podem mais serem efetivados se nós não tivermos acessibilidade. E acessibilidade envolve calçadas”, disse o secretário geral de Governo, Diego Borsatti, em participação no programa Sete e Meia da Rádio Educadora, nesta quinta-feira (14).
A lei municipal 1214/2005 determina aos proprietários de imóveis urbanos, edificados ou não, que tenham frente para logradouros públicos dotados de meio fio e pavimentação ou após a conclusão da pavimentação de vias públicas, serão obrigados a executar a pavimentação do passeio em toda a extensão da testada do seu imóvel. “Essa lei obriga o proprietário do lote fazer sua calçada, conforme está estabelecido no Plano Diretor, que foi votado no dia 13 de dezembro de 2021 e diz que as calçadas devem ter a guia para os deficientes visuais e devem ser feitas de paver, não mais aquelas lajotas antigas. Você que ainda não tem calçada no seu imóvel, faça, vai ser muito mais barato. Porque se você deixar que a Prefeitura emita a autuação e depois faça a calçada, vai custar muito mais caro. Vai chegar o momento que vamos precisar ter todas as calçadas adequadas em toda a cidade para ter asfalto. Quem não está fazendo, a Prefeitura está realizando este trabalho, porém, ela pode cobrar 10% a mais sobre o valor total e daí quem pagar à vista terá 10% de desconto ou pagará o valor total em 12 vezes”, disse Diego.
Fonte: Portal educadora