Homenagem foi concedida através de requerimento do deputado Vermelho.
Foto: Portal Educadora
751
A Câmara dos Deputados, mediante requerimento do deputado Federal Nelsi Maria, o Vermelho (PSD), número 315/2022 publicado no Diário da Câmara dos Deputados no dia 23 de março de 2022, conferiu uma Moção de Louvor ao jornalista, radiodifusor e escritor, Valdir Luiz Pagnoncelli, pelos serviços prestados ao Paraná e ao Brasil.
A Moção de Louvor é uma proposição legislativa que é concedida por uma declaração assinada em conjunto pelos membros da Câmara dos Deputados para homenagear uma pessoa ou instituição cuja atuação tenha grande relevância para a sociedade.
A entrega da homenagem aconteceu durante a gravação do programa Sete e Meia com o deputado Vermelho na última quarta-feira (20), que foi ao ar na manhã desta segunda-feira.
“Entrego, com muita alegria, a moção de valores que eu propus na Câmara Federal, em março, ao Valdir Luiz Pagnoncelli, jornalista, radiodifusor e escritor, pelos contributos prestados ao Paraná e ao Brasil. É uma honraria muito importante que poucos tem a nível de Brasil e o Valdir, com a sua comunicação, é merecedor disso. Esse diploma vem de Brasília pelos serviços na radiodifusão do Paraná e do Brasil. Espero que faça parte de tantas outras homenagens que ele tem recebido. É muito importante esse reconhecimento. Eu tenho a oportunidade que Deus me deu e que o povo me deu, de estar em Brasília representando Dois Vizinhos e o Paraná e poder contribuir com um gesto t tão simples, mas de uma grande valia para o íntimo e consciência do Valdir Pagnoncelli”, disse o deputado.
Aos 74 anos, Valdir está numa luta contra o câncer. Mesmo debilitado, ele fez questão de agradecer ao deputado pela homenagem. “Isso cria um orgulho no ego, diante do momento que eu estou vivendo. Essas homenagens, honrarias, são validas em vida porque depois o espírito não vai pegar na mão um certificado desse. Muito obrigado ao deputado Vermelho, que Deus lhe abençoe e lhe pague”, disse.
HISTÓRICO
Valdir Luiz Pagnoncelli nasceu em 27 de janeiro de 1948, em Sananduva, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Aos nove anos, mudou-se com a família para Dois Vizinhos, onde reside até hoje.
Cursou a admissão e o ginásio no Seminário do Sagrado Coração de Jesus, em Ibicaré, Santa Catarina. Fez o curso clássico na Escola Apostólica de Pirassununga (SP). Morou em Curitiba por seis anos, formou-se em Letras na PUC-PR e em Ciências Econômicas na UFPR, com adaptação em Jornalismo. Foi professor na rede estadual de ensino por 15 anos.
Casou em 1975, com Marilda Orben, com quem teve 4 filhos: Giovani Giocondo, Giuliano Rafaelo (in memoriam) e as gêmeas Raquel e Renata. Foi secretário da Prefeitura de Dois Vizinhos em três administrações. Foi um dos fundadores da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), presidindo a entidade por sete anos, 1979/1981 e 1982/1985.
Foi um dos fundadores e vice-diretor da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Fundou a Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos em 5 de agosto de 1977. Fundou a Rádio Vizinhança FM de Dois Vizinhos em 28 de novembro de 1991. Foi presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) na gestão 2001/2003. Entrou para o Rotary Club de Dois Vizinhos em 1976. Foi governador do Distrito 4640 do Rotary International na gestão 1996/1997.
Em 1990, entrou para a organização internacional The Friendship Fource. Através dessa organização, visitou países de cinco continentes do planeta, num programa de intercâmbio cultural com o lema “Um mundo de amigos é um mundo de paz”. Separou-se de Marilda e, em outubro de 2003, iniciou relacionamento com Elizete Aparecida Parzianello.
Valdir é autor de dois livros, sendo “A Ilha, Vestígios e Histórias no Rio Santana”, com registros históricos da região e o mais recente, lançado neste ano, “Pai e Filho, Nani & Diro” que é uma autobiografia com muitos fatos históricos de relevância nacional, estadual e regional.
Fonte: Portal Educadora