• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Boa Esperança do Iguaçu celebra seus 29 anos

O prefeito Givanildo Trumi e a vice-prefeita Odilmara Dreves Freitas falaram sobre alguns trabalhos que estão sendo realizados.

Image
  • 26 de Abril de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 517

O município de Boa Esperança do Iguaçu celebra nesta terça-feira, 26, seus 29 anos de emancipação político-administrativa. Em recente participação na programação da Rádio Educadora de Dois Vizinhos, o prefeito Givanildo Trumi (PP) e a vice-prefeita Odilmara Dreves Freitas (MDB) falaram sobre a satisfação de governar o município. “Eu quero agradecer a todos os gestores que passaram por Boa Esperança do Iguaçu, todos os prefeitos, temos que lembrar os ex-prefeitos Zelino Thomazi (em memória), o Ervino Alberton (em memória), o Claudemir Freitas e o Evandro Cecato, todos os vices e vereadores que passaram e ajudaram a construir, colocar um tijolo no nosso município. Todos que plantaram um pé de soja, milho, feijão, ou trabalharam no leite para que o município chegasse a como está hoje. Nós temos muitos projetos bacanas, alguns já estão acontecendo, outros estão saindo do papel, mas temos uma expectativa boa para os próximos meses com o lago municipal, centro de eventos e a creche, que juntos terão um investimento de mais de R$ 6 e vão dar um destaque ao nosso município”, disse Giva.

Ele destacou outras ações. “Vamos cuidar das nossas estradas, calçamentos, adquirimos um britador recentemente, já colocamos para trabalhar, o resultado tem sido muito bacana, melhora muito as estradas e, com certeza, vamos cuidar do nosso produtor. Aprovamos, recentemente, um projeto importante de incentivo aos produtores de leite. A gente dava 52% de subsídio, licitando uma ceifa, para os pequenos produtores. Em virtude dos dois anos difíceis na agricultura, ampliamos os subsídios. Temos os tratores que prestamos serviço e fizemos por faixa do produtor: hoje, até um alqueire de silagem e ele não tem implementos agrícolas, vamos subsidiar 70%. Quem tem trator e faz até 3,5 hectares vamos subsidiar 60%. Quem vai fazer com a ceifa, até 10 hectares, vamos subsidiar 52%. Isso vai dar oportunidade para o agricultor permanecer com a família na agricultura, numa forma legal para incentivá-los porque eles fazem a diferença, produzem e levam alimentos para a mesa de todos nós”, completa.

Energia

Recentemente, o município ficou 30 horas sem energia o que prejudicou a agricultura e prejudicou também o abastecimento de água. O prefeito teve audiência com representantes da Copel e relata que já houve melhoria na distribuição de energia. “Recebemos, recentemente, o gerente regional da Copel, tivemos uma reunião também na Amsop com os 42 prefeitos da região, com autoridades e deputados. Vemos uma preocupação da Copel em investir para melhorar o serviço porque os municípios cresceram bastante e a empresa não conseguiu acompanhar. Não é só Boa Esperança do Iguaçu, é a nossa região que tem esse problema e a empresa assumiu um compromisso de fazer investimentos para atender toda nossa população. Já percebemos algumas melhorias, tínhamos muitas quedas de energia mesmo em dias sem chuvas e já resolveu bastante isso e acredito que vai melhorar ainda mais no futuro. Você pensa um empresário com máquinas que, às vezes, precisam de tempo para ligar, ficam 40, 50 minutos parados quando cai a energia. Quanta gente parada? Imagina os produtores de leite, o pessoal dos aviários, então, precisamos de melhor estrutura da Copel para resolver essa situação. É uma preocupação minha e de todos os prefeitos da região para que isso seja solucionado”, conclui.

Representatividade

A vice-prefeita, Odilmara Dreves Freitas, ressaltou o fato de ser a primeira mulher a estar no cargo de vice-prefeita. “É uma tarefa significativa estar no executivo. Eu trago comigo a responsabilidade de representatividade do público feminino. É uma experiencia diferente e um período de inovação por ser a primeira gestora feminina. Tenho essa responsabilidade de representar e ter um trabalho voltado para as mulheres”, relata.

Fonte: Portal Educadora