Postos da cidade vão atender até 16 horas; interior também tem horário especial.
Foto: Amércio Antonio/SESA
594
Hoje, 30 de abril, é o dia D da vacinação contra a gripe Influenza, com todos os postos de saúde do perímetro urbano atendendo das 8h às 16 horas, sem intervalo para o almoço.
Os postos de saúde do interior vão atender com o seguinte cronograma:
Verdes Campos das 8h às 15h30
Mazurana das 8h30 às 11h30
Vila Canarinho das 12h30 às 15h30
Uma equipe da cidade vai seguir o roteiro abaixo:
8h Colônia Nova
9h Empossado
10h30 Linha Lambari
11h30 São Pedro do Sul
12h30 Santa Lucia
PÚBLICO ALVO
Neste sábado a campanha inicia a sua segunda etapa, portanto, além de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde (alvos da primeira etapa), já podem se vacinar também: crianças (com idade entre seis meses e cinco anos), professores, indígenas, gestantes puérperas, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviários de passageiros e ônibus, pessoal de força de segurança e salvamento policial e bombeiros e pessoas desprovidas de liberdade.
É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Trabalhadores da saúde precisam comprovar o vínculo com documento. A vacina protege contra a gripe H1N1, Influenza B e H3N2. Se a criança recebeu a vacina contra a covid deve esperar 15 dias para receber a vacina contra a gripe.
“Mesmo que o munícipe tenha tomado a vacina da gripe ou influenza há pouco tempo, todos devem se imunizar novamente, pois esta nova remessa recebida é de outra cepa, na qual imuniza contra H1N1, H3N2 (Darwin) que matou muitas pessoas, inclusive, próximas ao município e a linhagem B da influenza sazonal que é o vírus que mais circula em sua formulação. Apenas é necessário e recomendado o período de 30 dias entre uma vacina da outra”, disse a diretora da vigilância epidemiológica Grasieli Pedrussi.
SARAMPO
Concomitantemente a campanha de vacinação contra a gripe, está ocorrendo a campanha contra o Sarampo, que iniciou com os trabalhadores da saúde. A partir do Dia D, neste sábado, e até o dia 3 de junho contempla crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O Paraná estava há mais de vinte anos sem casos de sarampo no território, mas em 2019, houve um surto da doença, que durou até setembro de 2020.
Fonte: Portal Educadora