O prazo para regularização ou confecção do título eleitoral para participar da eleição de 2022 se encerra em 4 de maio.
Foto: Arquivo
614
Na próxima quarta-feira, 4, se encerra o prazo para os eleitores que precisam confeccionar, transferir ou regularizar seu título de eleitor para participar do pleito em 2022. A procura está se intensificando nos últimos dias e, por isso, o cartório eleitoral vai atender, entre segunda, 2, e quarta-feira, 4, das 9h às 18h sem fechar para o almoço. “Tanto no título net, quanto de forma presencial estamos percebendo o aumento da demanda. Temos visto muitas pessoas procurando, fazendo o título, transferido ou regularizando a situação. O prazo termina dia 4 de maio. Não tem prorrogação. Depois, fecha o cadastro e não faz mais nada. O TSE precisa desse prazo de 150 dias anteriores à eleição para confeccionar os cadernos, para confeccionarmos as mídias, então temos essa necessidade desse prazo para preparar para a eleição geral que será dia 2 de outubro no primeiro turno”, explica Carla Alexandra Conte de Costa Hang, chefe do cartório eleitoral.
Ela ressalta que as pessoas estão com dificuldades para apresentar a documentação correta, principalmente, no que diz respeito ao comprovante de residência. “Muita gente chega com a documentação errada, tanto no cadastro via título net quanto de forma presencial. Para fazer o título pela primeira vez ou organizar título que está cancelado porque não votou na biometria ou não ter votado em três turnos seguidos, mudar para casada, você deve levar um comprovante de residência atual. Esse documento pode ser no nome da mãe, pai, do esposo ou esposa, com certidão de casamento. Muita gente que faz faculdade está pedindo a transferência ou fazendo o título, então, pode ser a declaração da faculdade, mas a diferença que para transferir precisamos do documento mais antigo que três meses e mais novo do que um ano”, completa.
Quanto antes a pessoa procurar o serviço, menos filas deve encontrar. “Vale lembrar que é o Brasil inteiro trabalhando no mesmo sistema, então, quem for fazer de casa, faça o quanto antes, porque de casa, você consegue fazer a qualquer horário. Se não conseguir fazer pela internet, não tem condições ou habilidade, o cartório vai ficar aberto nesses horários especiais. Quem quiser também pode nos procurar via WhatsApp (46 3536-2505) para qualquer dúvida. Nosso atendimento de WhastApp era instantâneo, agora não estamos mais conseguindo porque temos o balcão para atender, os títulos net e, às vezes, não respondemos no mesmo minuto, mas pode enviar mensagem que vai ser respondido”, conclui Carla.
Fonte: Portal Educadora