Reitor da UTFPR visita a Alpha Fish, elogia estrutura e vislumbra parcerias

Visita aconteceu na última semana quando toda a estrutura administrativa da universidade estava em Dois Vizinhos.

Image
  • 04 de Maio de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 1477

Na última semana, o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, acompanhado dos diretores Everton Lozano (Dois Vizinhos), Hernan Vielmo (Francisco Beltrão) e Rossana Finau (Curitiba), visitou as duas estruturas da empresa Alpha Fish, em São Jorge D’Oeste. Eles foram recepcionados pelo empresário Gilson Tedesco, que apresentou o as inovações da empresa para a produção de alevinos e engorda de tilápias. O investimento previsto é de R$ 450 milhões para os próximos cinco anos, numa estimativa de produzir 30 mil toneladas de peixe por mês. A expectativa é ter ainda um frigorífico para o abate dos animais e fábrica de rações.

O empreendimento conta com a outorga para exploração de 1 milhão de hectares de água em 12 áreas nos lagos de São Jorge D’Oeste e já está gerando 50 empregos diretos e 30 indiretos. “Está tudo andando de vento em popa. Começamos no dia 14 de novembro de 2021 e não tínhamos nada de estrutura aqui e, de lá para cá, já colocamos 90 tanques na água com 500 mil peixes em engorda. A cada 20 dias nós colocamos 70 mil peixes nas águas e o projeto, nos próximos cinco anos, deve produzir 30 mil toneladas. O objetivo é ter também um frigorífico, uma fábrica de farelo e uma fábrica de ração onde devemos gerar, com toda a estrutura, de 800 a 1 mil empregos”, estimou Gilson Tedesco.

O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, falou sobre a possibilidade de parcerias com a empresa. “É um empreendimento grandioso e é interessante que a proposta do empresário é produzir desde o alevino até o peixe processado, embalado e preparado para a exportação. Do ponto de vista da UTFPR, há uma perspectiva grande até porque já há um trabalho de cooperação técnica sendo desenvolvido com a nossa instituição de ensino e a empresa Ciss, uma empresa de grande porte instalada em Dois Vizinhos e do mesmo grupo empresarial.”

Schiefler destacou algumas ações que podem ser desenvolvidas. “São várias áreas e assuntos tratados na pesquisa e extensão entre os nossos profissionais da UTFPR e a empresa. Temos demandas em vários aspectos na produção, automatização, controle de qualidade da água, análise do pescado e tantas várias as vias de pesquisa, trabalhos de prestação de serviços e cooperação que poderão ser realizados com os nossos pesquisadores. Foi muito importante essa visita para termos essa visão do empreendimento e temos certeza de que colheremos muitos frutos num futuro próximo”, completou o reitor.

No futuro, existe a expectativa da construção de uma sala na sede da empresa para que os alunos possam se instalar e ter aulas no local. “Temos também uma perspectiva de convênio com a prefeitura de São Jorge D’Oeste para que seja instalada essa sala de aula e nossos cursos possam ter aulas no local. Trabalhamos em rede e defendemos sempre que nosso conhecimento e expertises sejam espraiados para atender as reais demandas do setor produtivo, de serviços, da sociedade organizada e das comunidades que nós trabalhamos em geral”, conclui o reitor.

O diretor do campus de Dois Vizinhos, Everton Lozano, exaltou as futuras parcerias. “Passamos uma manhã discutindo, debatendo possibilidades e uma série de projetos foram levantados, desde a área de piscicultura, automação de processos, parte civil, qualidade ambiental com analises físico-químicas da água, entre outras. Vislumbramos projetos estratégicos que vem ao encontro do interesse institucional na formação de alunos, capacitação de recursos humanos, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias. Sem dúvida alguma, um empreendimento dessa envergadura na nossa região, com a presença de uma universidade do porte da UTFPR, vem somar para o desenvolvimento regional. A instituição de ensino é parceira do empreendimento, o campus Dois Vizinhos já está executando projetos na área de piscicultura e, muito em breve, os demais campi estarão participando também”, explicou Everton.

Fonte: Portal Educadora