Conselho vai discutir políticas públicas para estrangeiros.
Foto: Assessoria
663
O Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) de Dois Vizinhos realizou a sua primeira reunião com objetivo de debater, entre a sociedade e a Administração Municipal, políticas públicas para pessoas estrangeiras.
Bruno Lima, Chefe de Gabinete da Prefeitura, é o presidente, tendo como vice, Ana Justa de Mendonça que representa a Associação de Imigrantes e como secretário, Cubilas Juma Ibraimo, representante da Fé islâmica.
“Tivemos a primeira reunião do Conselho Municipal de Imigrante que foi um trabalho de construção por várias mãos e com o apoio do nosso prefeito Carlinhos Turatto, do vice Nery Maria e da nossa secretária de Assistência Social, Cátia Bonin. A ideia é discutir politicas publicas para os imigrantes e pessoas estrangeiras em nosso município. Nos últimos meses, a sociedade duovizinhense tem recebido a presença cada vez maios de estrangeiros, de várias nacionalidades. São pessoas que vem trabalhar na BRF, que vem devido a proximidade com o Paraguai e Argentina, para estudar na UTFPR e agora, nos últimos meses, venezuelanos que vem trabalhar em empresas de Dois Vizinhos. A gente precisa olhar para essas pessoas, a Administração Pública precisa olhar, por isso, a gente apresentou um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, aprovado por unanimidade, para criar o Conselho Municipal de Políticas Públicas voltadas ao Imigrante e também criar o Conselho Municipal do Imigrante, que agora junto com a Administração Municipal vão discutir politicas voltadas para essa população. Dois Vizinhos precisa se preparar para o futuro e no futuro vão fazer parte também da nossa sociedade essas pessoas de diversas nacionalidades que chegam aqui ao nosso município, com uma visão diferente, uma cultura diferente e com uma língua diferente. Tudo isso, nós vamos precisar absorver e para que isso aconteça nós precisamos construir politicas públicas, pensar o nosso futuro em conjunto entre sociedade e Governo Municipal e é essa possibilidade que a gestão do Carlinhos nos dá, em construir essas políticas”, disse o presidente Bruno Lima.
Foram indicados para este conselho representantes do governo das seguintes secretarias: Assistência Social (Thiago Dambros); Desenvolvimento Econômico (Cesar Louis Felini); Chefia de Gabinete (Bruno Felipe Alves de Lima); Secretaria de Educação (Antônio Petri) e Secretaria de Saúde (Priscilla Azambuja). Já os representantes da sociedade civil são da Associação de Imigrantes (Ana Justa de Mendonça); BRF (Gabriela Eloíse Felizardo); Empresa Inspeção de Alimentos Halal (Mohamed Yussef Mohamed Mahmud Ali Abed); UTFPR (Sidemar Presotto Nunes); e da Fé islâmica, indicado pela Mesquita de Dois Vizinhos (Cubilas Juma Ibraimo).
Fonte: Portal Educadora