Os equipamentos irão modernizar a operação no Porto de Paranaguá e duplicarão a capacidade de desembarque de granéis sólidos do Porto de Antonina
328
Nos próximos dois meses, quatro operadores portuários dos portos de Paranaguá e Antonina irão investir aproximadamente 45 milhões de reais na aquisição de guindastes para descarga de granéis sólidos e manutenção dos demais equipamentos existentes.
Dos quatro novos guindastes, três serão instalados em Paranaguá e um em Antonina. Os equipamentos irão modernizar a operação no Porto de Paranaguá e duplicarão a capacidade de desembarque de granéis sólidos do Porto de Antonina.
Segundo o superintendente dos Portos, Airton Vidal Maron, com a instalação de mais um guindaste em Antonina, poderá ser movimentada até dois milhões e meio de toneladas de fertilizantes por lá, aumentando a movimentação na cidade, o que vai gerar mais renda e desenvolvimento ao município.
O terminal de Antonina movimentou, em 2011, um milhão e cento e cinqüenta e quatro mil toneladas de produtos, registrando um aumento de 400% em relação ao ano anterior.
Os portos paranaenses fecharam o ano, mais uma vez, na liderança nacional na importação de fertilizantes, sendo responsáveis por 50% do adubo que chega ao país. Foram oito milhões e meio de toneladas de fertilizantes importados pelos dois portos. Até o final de fevereiro entram em operação, no Terminal de Contêineres de Paranaguá, oito novos equipamentos de grande porte. Eles integram o projeto de ampliação do terminal.
São 185 milhões de reais em investimento para ampliar a capacidade de movimentação. Além dos equipamentos, o terminal de contêineres será expandido em 315 metros, para abrigar o terceiro berço dedicado a operações deste tipo.