Atendimento e distribuição de medicamentos cresceu três vezes.
Foto: Assessoria
484
Quem não pode pagar por remédios ou tratamentos tem o direito, por lei, de recorrer à rede pública de saúde. Só o SUS disponibiliza uma lista de 560 medicamentos que são distribuídos gratuitamente em todo o país. Em Dois Vizinhos, conforme a farmacêutica responsável pela Secretaria de Saúde, Nelciane Moretto Estivalet, o município realiza a distribuição desses medicamentos em seis locais, sendo dois no campo (Posto de Saúde no Bandeira e de Santa Lucia) e quatro na cidade (Posto de Saúde Colina, Santa Luzia na UPA e na Unidade Central). Ainda neste mês, será inaugurada a farmácia no Posto Meredick e futuramente no Posto do Lurdes e da Luz.
Ela explica que, na Unidade Central, são disponibilizados, além dos normais, os remédios do Estado, os judiciais, SAE (remédios para pacientes com doenças infectocontagiosa como: HIV e Hepatite), os ranchos que são direcionados mais as pessoas especiais, pacientes com câncer e acamados. Todas os demais pacientes que fazem uso de remédios contínuos, as carteirinhas, remédios de pressão, diabetes, os remédios indicados nas consultas feitas no Postinho, podem ser retirados em qualquer uma das farmácias, ficando assim mais rápido o atendimento e de forma que não crie grandes filas de espera.
Em média, somente na farmácia central, estão sendo atendidos aproximadamente 300 pessoas ao dia, mas entre os dias 5 a 14 de cada mês, período que é feita a entrega dos remédios do Estado, os ranchos e judiciais, o número de atendimento chega a 500 pessoas. Por isso, a secretaria pede para que os pacientes que puderam busquem as outras unidades, pois isso vai gerar uma diminuição nas filas da central e, consequentemente, o atendimento será mais rápido e com mais qualidade a todos. “Nesta gestão, o fornecimento de medicamentos foi triplicado. Antes, atendíamos cerca de 100 pessoas ao dia, número que, atualmente, está em 300 pessoas”, resume Nelciane. O horário de atendimentos das farmácias nos Postos de Saúde é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17hs. Já na UPA o atendimento é das 8hs às 12hs e das 13h às 22h.
Fonte: Assessoria