Colegas de seminário enviam homenagem a Valdir Pagnoncelli

O diretor das Rádios Educadora e Vizi FM faleceu na última quarta-feira, 11, em Dois Vizinhos.

Image
  • 17 de Maio de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 838

A Associação de Ex-alunos dos Missionários do Sagrado Coração enviou, na terça-feira, 17, uma homenagem para Valdir Luiz Pagnoncelli, com quem dividiram os estudos em Ibicaré (SC). Valdir faleceu na quarta-feira, 11 de maio, em Dois Vizinhos. Ele lutava contra o câncer. Confira a homenagem na íntegra:

“Nós, integrantes da Associação de Ex-alunos dos Missionários do Sagrado Coração, profundamente consternados com a irreparável perda de Valdir Luiz Pagnoncelli, nosso amigo e irmão de um sonho comum, vimos, pela presente manifestação, apresentar nossas condolências à família enlutada e, também, os nossos pêsames a toda a sociedade duovizinhense com os mais doloridos sentimentos de pesar.

Lembramos e acompanhamos a renhida luta que Valdir travou contra a doença nestes últimos anos. Conseguiu ele, com heroísmo, vencer muitas batalhas, consciente de que, mais dia, menos dia, perderia a guerra. No entanto, nunca ouvimos dele queixa alguma, mas tão somente palavras de esperança.

Lembranças dele nos levam saudosamente ao seminário de Ibicaré, onde todos nós, meninos ingênuos, filhos, quase todos, de simples sitiantes, tínhamos como primordial objetivo o ‘sonho comum’ do sacerdócio. A maioria absoluta de nós não chegou a conquistar o clericato, porém, a absoluta maioria, seguiu a rigorosa educação moral cristã lá recebida. E foi esse o caminho que o Valdir também trilhou.

De conversa mansa, habilmente estudada, quase um convite ao bom-senso que sempre sabiamente manteve, era incapaz de, por ação ou omissão, ofender um próximo. Honesto em tudo o que fez, bondoso, dedicado, amigo sem reservas, visionário, empreendedor, professor, deixou sua marca indelével onde agiu e por onde andou. Em relação a ele não há, em nossos modestos entendimentos, adjetivos de louvor suficientes para formular o bom conceito de colega e amigo. com o qual convivemos como irmãos na infância e na adolescência e continuamos a viver. esporadicamente, em inúmeras reuniões bianuais em Ibicaré, às quais, religiosamente. a praticamente todas fez questão de comparecer. Temos certeza que no próximo reencontro, com data já devidamente marcada, a alegria que sempre nos proporciona a presença de todos, repito, nossa alegria terá uma doce lembrança misturada com secreta amargura ao notar o espaço vazio que deveria estar sendo ocupado por seu majestoso porte e pela nobreza de sua alma.

Portanto, Valdir Luiz Pagnoncelli, nós, que por aqui ainda continuamos por um pouco de tempo mais, queremos, com a presente justa e sincera homenagem, te agradecer por teres sido nosso colega, pela honra que nos deste de nos considerar amigos de participar ativamente da nossa Associação, e por todo o Bem que fizeste a todos que te conheceram e amaram. Por último, e enfim, Valdir. pelo prazer que sentias em escrever e ler, e pela admiração que tinhas pela arte e pela poesia, nós te oferecemos alguns singelos versos numa poesia por todos nós rubricada, dizendo:

Eis que partiste, em última viagem,

tua lembrança vai deixar saudade,

a morte não é o fim, é só passagem

que desta vida leva à Eternidade.

És digno desta simples homenagem,

não vamos esquecer tua amizade,

que tenhas paz na celestial paisagem...

não deve haver maior felicidade.

Ao relembrarmos coisas do passado,

temos certeza, tu serás lembrado

pois lá estarás, embora o corpo ausente.

Teremos novo encontro qualquer dia

e imensa, então, será nossa alegria,

numa reunião feliz, e eternamente!”.

Fonte: Portal Educadora