blog-details
  • 24 Mai 2022

  • Foto: Tribuna dos Lagos/Arquivo

  • 3788

Faleceu nesta terça-feira, 24, o médico e pioneiro de Dois Vizinhos Guajará Jesus da Cruz Gazzalle, aos 89 anos. Ele estava internado na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão.

Gazzalle nasceu no dia 10 de janeiro de 1933, em Pelotas (RS). Filho de Guajará Jorge Gazzalle e Rosaura Gazzalle, teve três irmãs (Leny, Vera e Rosaura). Ele se formou médico em 1957, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre (RS). Casou-se com Rejanecy Aparecida Gazzalle no dia 27 de março de 1976, com quem teve quatro filhos (Luiz Orlando, Guajará, Anajara e Leonardo). Prestou serviço militar em 1954/55 também no Rio Grande do Sul e chegou em Dois Vizinhos no dia 23 de dezembro de 1959, sendo um dos primeiros médicos a desembarcar no município. Aqui, montou a Policlínica Santo Antônio, o primeiro hospital organizado e equipado no município. Por acreditar no futuro da cidade e da região, angariou diversos profissionais da área para trabalhar em Dois Vizinhos.

Empreendedor, foi sócio e proprietário de diversas empresas. Dentro da medicina também fundou o Centro de Tomografia de Cascavel (Cetovel) e participou de vários congressos, cursos e palestras. No município, se dedicou também a agricultura e pecuária (foi produtor de frutas diversas, suínos, bovinos, entre outros). Também empreendeu na madeira, tendo inclusive fábrica de móveis. Se dedicou a expansão urbana, com a abertura de diversos loteamentos.

Guajará foi também sócio-fundador e presidente do Lions Clube de Dois Vizinhos, do Clube de Mães, do Country Clube, Sete de Setembro, do Aeroclube de Francisco Beltrão, entre outros. Gazzale também auxiliou o poder público com doações de terrenos como, por exemplo, para a construção do Ginásio Teodorico Guimarães. Foi vereador de Dois Vizinhos entre os anos de 1973/76, com o prefeito Ervelino Coletti (em memória), quando se elegeu com 455 votos.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias