Na tarde de terça-feira, 25, a prefeitura de Dois Vizinhos decretou luto oficial de três dias no município em virtude do falecimento do médico pioneiro Guajará Jesus da Cruz Gazzalle. Ele sofreu uma queda e estava há 21 dias na UTI da Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão. O velório está acontecendo na capela da Unifas, com a celebração de corpo presente agendada para às 15h30 e o sepultamento será realizado às 17h desta quarta-feira, 25.

No documento, é citada a importância e o empreendedorismo do médico que contribuiu muito com o desenvolvimento do município. O luto oficial segue até o dia 26 de maio e, durante o período, é determinado que a bandeira municipal fique hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos. O Box Place, empreendimento da família, também decretou luto oficial por três dias e permanecerá fechado no período. “O Dr. Gazzalle deixa um legado especialmente em medicina por tantas vidas salvas, muitas lembranças e uma grande história construída”, destacou nota emitida pelo empreendimento. O Lions Clube de Dois Vizinhos também emitiu nota de pesar.

Histórico

Gazzalle nasceu no dia 10 de janeiro de 1933, em Pelotas (RS). Filho de Guajará Jorge Gazzalle e Rosaura Gazzalle, teve três irmãs (Leny, Vera e Rosaura). Ele se formou médico em 1957, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre (RS). Casou-se com Rejanecy Aparecida Gazzalle no dia 27 de março de 1976, com quem teve quatro filhos (Luiz Orlando, Guajará, Anajara e Leonardo). Prestou serviço militar em 1954/55 também no Rio Grande do Sul e chegou em Dois Vizinhos no dia 23 de dezembro de 1959, sendo um dos primeiros médicos a desembarcar no município. Aqui, montou a Policlínica Santo Antônio, o primeiro hospital organizado e equipado no município. Por acreditar no futuro da cidade e da região, angariou diversos profissionais da área para trabalhar em Dois Vizinhos.

Empreendedor, foi sócio e proprietário de diversas empresas. Dentro da medicina também fundou o Centro de Tomografia de Cascavel (Cetovel) e participou de vários congressos, cursos e palestras. No município, se dedicou também a agricultura e pecuária (foi produtor de frutas diversas, suínos, bovinos, entre outros). Também empreendeu na madeira, tendo inclusive fábrica de móveis. Se dedicou a expansão urbana, com a abertura de diversos loteamentos.

Guajará foi também sócio-fundador e presidente do Lions Clube de Dois Vizinhos, do Clube de Mães, do Country Clube, Sete de Setembro, do Aeroclube de Francisco Beltrão, entre outros. Gazzale também auxiliou o poder público com doações de terrenos como, por exemplo, para a construção do Ginásio Teodorico Guimarães. Foi vereador de Dois Vizinhos entre os anos de 1973/76, com o prefeito Ervelino Coletti (em memória), quando se elegeu com 455 votos.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias