Depois de entregar equipamentos para pavimentação rural em Toledo, na região Oeste do estado, o governador Beto Richa participou da inauguração da nova unidade da Cooperativa Agropecuária Consolata
321
Depois de entregar equipamentos para pavimentação rural em Toledo, na região Oeste do estado, o governador Beto Richa participou da inauguração da nova unidade da Cooperativa Agropecuária Consolata, a Copacol, no município de Cafelândia, também na região Oeste.
Foram investidos 80 milhões de reais na construção de uma unidade esmagadora de soja com capacidade para processar mil e oitocentas toneladas por dia. O empreendimento, que teve 30% do custo financiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, vai gerar 65 empregos diretos e operar em três turnos, 24 horas por dia. De acordo com o governador Beto Richa, este investimento representa a força do cooperativismo e a contribuição para o desenvolvimento social e econômico do Paraná.
O BRDE repassou 25 milhões de reais para investimento na nova unidade. O restante dos recursos é originário da cooperativa e de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Beto disse que a Copacol é um orgulho para o Estado e destacou o novo momento do Paraná, marcado pelo apoio do governo ao agronegócio e pela postura de parceria com a iniciativa privada.
O diretor presidente da cooperativa, Valter Pitol, agradeceu a parceria com o governo estadual e classificou a expansão da unidade como um marco histórico para a região.
A Copacol, que no ano que vem comemora 50 anos de fundação, conta atualmente com 4.500 associados, 6.600 empregados e 10 unidades para recebimento e armazenagem de grãos na região Oeste do Paraná. A previsão é que sejam recebidas em torno de 800 mil toneladas de grãos neste ano.