Empregos: em abril, Dois Vizinhos criou 44 vagas com carteira assinada

Município teve, nos quatro primeiros meses do ano, apenas saldos positivos na geração de empregos formais.

Image
  • 07 de Junho de 2022
  • Foto: AEN

  • 629

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de abril apontaram que Dois Vizinhos teve mais um mês positivo na geração de empregos. No período, foram criadas 649 vagas formais, num cenário com 605 demissões, o que resulta num saldo positivo de 44 novas vagas criadas com carteira assinada.

Com isso, o município mantém o cenário positivo de contratações em 2022, fechando o primeiro quadrimestre somente com dados positivos: foram 121 vagas criadas em janeiro, 93 em fevereiro, 37 em março e 44 em abril. O último mês com geração negativa foi dezembro de 2021 (-105 vagas). De acordo com a pesquisa, nos últimos 12 meses, Dois Vizinhos teve 8.282 contratações e 7.569 demissões, com o saldo de 713 empregos criados.

“Estamos novamente com superávit de vagas na agência e, segundo os relatórios de colocação das Agências de Emprego do Paraná, estamos em quarto lugar do Estado, com 110% da nossa meta 2022 cumprida, ou seja, provavelmente vamos dobrar a meta do que tínhamos previsto para o ano. Estamos com 597 colocados até o momento desde o início de janeiro. Esse superávit que a gente vê que vem acontecendo, graças ao nosso comércio local, que está bem aquecido e o que nós precisamos é de mão de obra mesmo”, disse Marcelo Velasco, gerente da agência do trabalhador.

Ele ressaltou que estão sendo oferecidas formações gratuitas (processos de soldagem, processos de soldagem TIG, processos de soldagem MIG/MAG, informática básica, cybersegurança e pacote office, auxiliar de almoxarife e mecânico industrial) para pessoas que buscam se colocar no mercado de trabalho. “O curso de solda começa no dia 15, no caminhão do saber que vai ficar ali na praça Gregório Nicaretta, da Imaculada Conceição. Esperamos que os próximos meses tenhamos mais um salto, porque sabemos que se aproximando do fim de ano, teremos várias contratações temporárias no mercado de trabalho”, conclui.

Na região

Em abril, dos 42 municípios do Sudoeste, 27 tiveram geração de emprego positiva, 14 negativa e Capanema teve saldo zero. Os destaques foram Francisco Beltrão, com 331 novas vagas, Pato Branco com 280 novas vagas, Clevelândia com 76 e Ampére com 64 novas vagas. Dois Vizinhos foi a quinta cidade com melhor saldo entre contratações e demissões, com 44 vagas criadas. O destaque negativo foi Palmas, que perdeu 88 vagas no mês de abril, seguido de Salto do Lontra (-19), Flor da Serra do Sul (-16) e Santa Izabel do Oeste (-14). Somando todos os municípios, foram abertas 7.885 vagas formais enquanto 6.955 pessoas foram demitidas, tendo um saldo de 930 novas vagas abertas na região. No acumulado do ano, o Sudoeste já gerou 4.167 novos empregos.

Paraná e Brasil

O Paraná gerou, no mês de abril, 8.925 vagas de emprego com carteira assinada. Com crescimento nos quatro primeiros meses do ano, o Estado já acumula um saldo de 61.686 postos de trabalho formais em 2022. No Brasil, o saldo de vagas em abril chegou a 196.966, com resultados positivos em 25 das 27 unidades da federação.

Fonte: Portal Educadora