Sábado é dia de atualizar a carteirinha de vacinação

Cinco postos de Dois Vizinhos estarão abertos das 8h às 11h30 no Dia D.

Image
  • 10 de Junho de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 407

Neste sábado, 11, acontece o ‘Dia D’ de vacinação em Dois Vizinhos. São três campanhas em andamento: contra o Coronavírus, contra a Influenza e contra o Sarampo. A enfermeira diretora da vigilância epidemiológica Grasieli Pedrussi fala sobre como vai funcionar a vacinação. “Vamos fazer uma nova oportunidade de vacinação para três campanhas vigentes e, além de tudo, se alguma criança ou adulto tiver alguma vacina de rotina em atraso vamos fazer. Vamos atender das 8h às 11h30 nos postos do Santa Luzia, Nossa Senhora de Lourdes, Sagrada Família, Centro Norte e Bairro da Luz”, disse.

Ela destacou a baixa procura por imunizantes. “Estamos com 43% de cobertura do sarampo, sendo que o indicado é acima de 95%. Isso é muito preocupante. O sarampo é feito em crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, uma população muito vulnerável, em 2018 tivemos reincidência de casos no Paraná, uma doença até então erradicada então fica nosso apelo. Podemos fazer as duas vacinas no mesmo dia: o sarampo em um braço e a influenza no outro, não tem contraindicação, reação adversa. A Influenza estamos com 52% de cobertura dos grupos prioritários. É muito baixo. Nos dois últimos anos foi muito atípico porque nunca tivemos cobertura abaixo de 98% no município, tanto que, sempre era aberto para público em geral a partir de agosto e, neste ano, o Estado já abriu em virtude da baixa procura”, completou.

Na segunda-feira, 13, feriado municipal, os postos de saúde não estarão vacinando. Na terça, a vacinação será retomada em todos os postos, com exceção da vacina pediátrica contra a covid-19 que será aplicada apenas no Sagrada Família, Jardim da Colina e Centro norte em virtude da otimização das doses.

Coronavírus

Muita gente está com o ciclo da imunização contra o coronavírus atrasado. “Temos mais de 16 mil pessoas com o reforço 1 atrasado. Já estamos fazendo o reforço 2, que é aplicado quatro meses depois do primeiro e pouco mais de 1 mil pessoas já vacinaram. Tivemos um aumento em nível nacional, estadual e aqui no número de infectados. Passamos de 30 casos ativos para 169 na sexta-feira, 10. São casos leves, sim, não há internamento grave e não é por mágica, é a vacina só que esse aumento também reflete na baixa cobertura vacinal. Iniciamos o reforço dos adolescentes na semana passada, acima de 50 anos a quarta dose também e iniciamos o segundo reforço para os trabalhadores de saúde e praticamente todos estão aptos a fazer agora”, conclui.

Fonte: Portal Educadora