Até sábado, 25, o duovizinhense pode fazer a retirada dos carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no centro comunitário da Paróquia Imaculada Conceição. O município conta, aproximadamente, com 21 mil imóveis, sendo que cerca de 2 mil deles pertencem ao poder público e, por isso, estima-se que 19 mil contribuintes devem retirar ou imprimir seus carnês. De acordo com Marcelo Dal Molin, diretor de tributação, mais de 9 mil contribuintes devem retirar ou imprimir o carnê do imposto. “O movimento está tranquilo. Quando começamos, na quarta-feira, 22, foi um pouco mais movimentado e entregamos mais de 1,6 mil carnês. Todo duovizinhense pode vir aqui e estamos também disponíveis para tirar dúvidas, acertar as dívidas já que temos o Refis em andamento que dá até 70% desconto para quem tem dívidas com o município. A gente lembra que todos ainda podem fazer a impressão do carnê no site da prefeitura. Foram cerca de 8 mil pessoas que fizeram esse procedimento e a tendência é aumentar ano a ano, porque a pessoa evita filas e evita sair de casa”, disse Marcelo.

A arrecadação estimada com o IPTU é de R$ 8 milhões, sendo que o município deve ter 20% de inadimplência. “O IPTU é um recurso próprio do município, livre, que pode ser usado em qualquer área”, completa Marcelo.

Correção

Neste ano, mudou-se a forma de correção do imposto. “Ano passado, corrigimos pelo IGP-M. Agora, a lei foi alterada e, neste ano, a correção é pelo IPCA que ficou em 10,06%. Quem tiver qualquer dúvida pode tirar aqui, a gente explica, mostra certinho. Tivemos, no ano passado, a devolução da taxa de incêndio para alguns imóveis, então, às vezes, a pessoa não percebe que ela pagou menos no ano passado e nesse ano veio o valor normal e o reajuste e estamos aqui para tirar qualquer dúvida”, conclui.

O atendimento presencial é das 7h30 às 18h até sexta-feira, 24. No sábado, 25, o atendimento será das 7h30 às 12h.

Fonte: Portal Educadora

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