Rogério Sidral, presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), foi eleito e empossado presidente da Agência de Desenvolvimento Regional na assembleia realizada dia 27 de maio, em Francisco Beltrão. A Agência é composta por diversas instituições públicas e privadas. Um dos propósitos da entidade é discutir projetos de desenvolvimento para o Sudoeste em conjunto com outras instituições. A solenidade posse da diretoria está programada para o dia 27 de julho, em Francisco Beltrão, e cumprirá mandato de três anos. Deixou a presidência o professor Gilmar Ribeiro de Mello, que atualmente é vice-reitor da Unioeste. Uma das metas da nova diretoria será o desenvolvimento do turismo. “Falta encorpar o Sudoeste, vender melhor o que nós temos de bom”, enfatiza Rogério. Em agosto, a diretoria deve definir as linhas de ação para o mandato em treinamento sob a coordenação do Sebrae. Mas o presidente diz que a proposta da diretoria é ouvir as entidades parceiras sobre as ações futuras.  Rogério Sidral defende que as lideranças do Sudoeste do Paraná “devem deixar as vaidades de lado pelo bem comum; temos que pensar num todo, é preciso uma mudança de mentalidade”. Ele argumenta que no Oeste do Paraná, quando Toledo e Cascavel deixaram de brigar por suas pautas próprias, os dois municípios acabaram se desenvolvendo. “Se a região  [Sudoeste] quiser se desenvolver, tem que ver o todo; tem que se unir; tem que ter foco, união.”

PDRI e turismo

Uma das bases para o trabalho da Agência é o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI), que tem propostas para diversos setores para o período 2019-2029. Um destes setores que mais se destacaram é o turismo. Por isso, foi criada a Instância de Gerência Regional (IGR), ligada à Agência, e que ficou responsável por receber todas as propostas do segmento e inserir as iniciativas e projetos no Mapa do Turismo. O desafio é interligar os grandes investimentos privados de turismo regional aos menores – Hotel Lago Dourado, Termas e Resort Águas do Verê, Maestro Thermas Hotel e Resort e Thermas de Sulina. “Tem que despertar nos investidores esse senso”, ressalta Rogério. A nova diretoria também vai trabalhar a sustentabilidade financeira da entidade, que está sediada em Francisco Beltrão.

Carta do Sudoeste

Rogério adianta que a Agência também vai participar das discussões para a elaboração da Carta do Sudoeste, que será entregue aos principais candidatos ao Governo do Estado. A coordenação dos trabalhos é da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e terá a participação de várias instituições públicas e privadas. 

Fonte: Jornal de Beltrão

Últimas Notícias