Faleceu Paulino Gaidzinski, pioneiro de Cruzeiro do Iguaçu

Paulino era casado com Zélia Mezomo Gaidzinski e foi vereador em Dois Vizinhos na década de 70.

Image
  • 29 de Junho de 2022
  • Foto: Reprodução Facebook

  • 927

Na noite de terça-feira, 29, faleceu, em Cruzeiro do Iguaçu, o pioneiro Paulino Gaidzinski, que teve uma parada cardiorrespiratória. Ele estava com 75 anos e deixou a esposa Zélia Mezomo Gaidzinski, os filhos Silvana e Jeferson e netos. Paulino chegou no distrito de Cruzeiro do Iguaçu em 1964. Em entrevista ao Jornal de Beltrão, ele lembrou que, quando desembarcou no Sudoeste, uma parte do distrito pertencia a Francisco Beltrão, depois a Nova Prata do Iguaçu e, em seguida, para Dois Vizinhos. “Aqui só tinha um bolão velho, um bar e uma casa de comércio. Depois disso começaram a lotear e hoje valorizou muito. A cidade pode crescer muito mais”, lembrou.

Paulino trabalhou como alfaiate e há quatro anos foi acometido por um câncer no intestino. Recentemente, ele precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma obstrução total no intestino e não resistiu. Paulino foi vereador em Dois Vizinhos, representando o distrito de Cruzeiro do Iguaçu, entre os anos de 1972/76, sendo presidente da câmara entre 1974/76. “Foi uma época muito difícil. Eu saía com meu fusquinha com corrente nos pneus porque não tinha cascalho na estrada. Naquela época, vereador não tinha salário. Eu lembro também que consegui trazer ensino fundamental para o município depois de cinco viagens para Curitiba. Depois disso, buscamos a ampliação das salas de aula porque só tínhamos duas. Fui lutando e consegui oito salas”. Outra realização como vereador foi buscar uma motoniveladora para os municípios de Cruzeiro e Boa Esperança do Iguaçu. Ele também lutou pela construção de um posto de saúde. Depois da emancipação, Paulino foi suplente de vereador em Cruzeiro do Iguaçu e atuou por 30 dias.

A prefeitura emitiu nota de pesar. “O prefeito Leonir Gelhen, juntamente com sua equipe de administração, vem em público manifestar os profundos sentimentos aos familiares do seu Paulino Gaidzinski, pioneiro do nosso município que veio a falecer. Seu Paulino Gaidzinski, foi o primeiro vereador quando ainda Cruzeiro do Iguaçu era distrito de Dois Vizinhos, sempre atuante com a comunidade Cruzeirense, sendo muito participativo com a comunidade. Neste momento difícil de dor e pesar, que Deus venha confortar os familiares”, disse o documento.

Fonte: Portal Educadora