Dois Vizinhos está entre as 24 melhores cidades de pequeno porte do Brasil, de acordo com a segunda edição de As Melhores Cidades do Brasil, divulgada nesta semana pela revista IstoÉ. O ranking é uma iniciativa da Editora Três e da Austin Rating, sendo que considera dados públicos de 5.570 municípios (incluindo-se os cinco últimos emancipados) e está dividido em quatro categorias: Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

Entre as cidades de pequeno porte, Dois Vizinhos aparece na 24ª colocação, com 170 pontos. A cidade catarinense de Timbó, lidera o ranking com apenas 9 pontos a mais. Entre as cidades paranaenses de pequeno porte, apenas Palotina (9º) e Medianeira (6º) estão a frente de Dois Vizinhos. Se considerar apenas os indicadores econômicos, a cidade duovizinhense aparece na 10ª colocação, com 50 pontos.

“Dois Vizinhos vive um momento muito especial. Saiu o índice das melhores cidades abaixo de 50 mil habitantes e ficamos muito bem colocados, graças a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, ajudaram a construir o município e as conquistas que estamos tendo nos últimos anos", celebrou o prefeito Carlinhos Turatto (PP).

O objetivo da pesquisa é classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Foram analisados 281 indicadores, são eles: Indicadores Fiscais (capacidade de arrecadação e execução orçamentária), Econômicos (padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior), Sociais (qualidade de vida, educação, habitação e desenvolvimento humano) e Digitais (mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento).

As informações foram extraídas de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias