Confira o calendário de podas de árvores em Dois Vizinhos

Árvores em calçadas e praças públicas são de responsabilidade do município.

Image
  • 05 de Julho de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 407

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos está realizando, as podas das árvores nas vias públicas do município com objetivo de prevenir o rompimento de cabos da rede elétrica, perda de eficiência da energia pública e desabamento de troncos que possam causar risco aos transportes e pedestres, garantindo maior segurança, além de deixar a cidade organizada, sustentável e com uma estética mais agradável.

A empresa responsável e apta a realizar essa poda é Vale Verde, a qual possui treinamento e realiza esse serviço com segurança e da forma correta.

Conforme a secretaria, as árvores que se encontram no passeio, calçadas e praças públicas, são de responsabilidade do município, já as árvores que se encontram dentro do lote, a responsabilidade da poda é do proprietário. Bem como o encaminhamento ambiental correto dos galhos.

Vale ressaltar que a poda deve ser feita sempre respeitando a estrutura da cicatrização, não causando lesões e problemas à planta, e também não é aconselhável realizar a poda drástica na árvore, sendo este uma prática que infringe o artigo 49 da Lei Federal, n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”, podendo o munícipe ser multado, pois é considerável um crime ambiental.

Segundo a Norma Brasileira NBR 16246-1, que tem como objetivo estabelecer procedimentos para o manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas, não se deve retirar mais do que 25% do volume da copa de uma árvore, sendo necessário justificação técnica quando for preciso maior intensidade.

A equipe de limpeza também está removendo galhos e árvores mortas, por questões de segurança, já que representam risco à população principalmente em períodos de chuva, além de muitos desses resíduos estarem bloqueando a passagem de pedestres, por estarem nas calçadas. Este recolhimento ocorre após a empresa contratada, ter já realizado o serviço no determinado bairro ou rua.

O Secretário de Agricultura José Carlos Ventura Junior, pede o apoio e a colaboração de todos os duovizinhenses, para autorizarem as podas das árvores de suas calçadas, pois o benefício são ruas mais limpas, iluminadas, com árvores seguras e bem aparadas, garantidas o bem-estar e segurança de todos.

De acordo com a Engenheira Florestal Amanda Cristina Beal Costa, existe um cronograma elaborado que está sendo seguido pela empresa, e que estará sendo disponibilizado a todos:

27/06 A 15/07: BAIRRO SÃO FRANCISCO XAVIER; BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA; BAIRRO NOSSA SENHORA DE LURDES.

18/07 A 29/07: CENTRO SUL; RUA IRINEU GUSE CLAUDINO; BAIRRO SÃO JUDAS TADEU; CENTRO.

01/08 A 31/08: BAIRRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS; BAIRRO VITÓRIA; BAIRRO ALTO DA COLINA; BAIRRO CENTRO NORTE.

01/09 A 23/09: BAIRRO DA LUZ; BAIRRO DAS TORRES.

26/09 A 28/10: BAIRRO JARDIM DA COLINA; BAIRRO JARDIM MARCANTE; BAIRRO MARGARIDA GALVAN.

01/11 A 20/12: ÁREAS PÚBLICAS URBANAS E RURAIS (PRAÇAS; ESCOLAS; POSTOS DE SAÚDE; CRECHES; ESTÁDIO MUNICIAPL; LAGO DOURADO; LAGO DA PAZ; LAGO ZAMBON; TRILHA PARQUE ECOLÓGICO JIRAU ALTO E JIRAU ALTO DOIS; PODAS EM ÁRVORES SOB REDES DE ENERGIA ELÉTRICA MAPEADAS PELA COPEL E PREFEITURA NO CENTRO NORTE E CENTRO SUL.

Mais informações e orientações podem ser obtidas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada ao lado do Colégio Leonardo da Vinci ou pelos fones (46) 3536-5847 ou whats (46) 9 9912-0328.

Fonte: Assessoria