Está sendo realizado a ação ‘Limpa Agenda’ para atender toda a demanda reprimida.
Foto: Reprodução YouTube
591
A odontologia de Dois Vizinhos está realizando a operação Limpa Agenda. O objetivo é atender a demanda que ficou reprimida durante a pandemia de coronavírus. O coordenador, Joel Bittencourt, participou do programa Sete e Meia desta terça-feira, 12, e falou sobre as ações que estão sendo realizadas. “Nós, realmente, passamos dois anos em pandemia e agora estamos com uma demanda reprimida bastante grande. Buscamos motivar a equipe, os consultórios estão preparados para fazermos essa operação limpa agenda, que acontece em todas as unidades do município em o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A equipe está completa, atendendo toda a população em horário integral em todas as unidades de saúde. É importante que a população saiba que o primeiro acesso ao atendimento odontológico está na unidade mais próxima da sua residência. Graças a um trabalho grande e sem igual da Claudete (Meurer – secretária de saúde) e do Carlinhos (Turatto – prefeito), que foram buscar recurso onde tinha e onde não tinha, estamos reformando todas as unidades do município para deixar da melhor forma possível. O acesso inicial é na unidade e casos mais complexos vão para o Centro de Especialidade que temos uma equipe completa com especialistas e mestres atendendo a população”, disse.
O município contratou novos profissionais da área através de um processo seletivo simplificado (PSS). “Entraram seis profissionais que se juntaram a equipe de nove que já tínhamos. Tivemos aposentadorias, afastamentos e hoje contamos com 15 profissionais mais 12 auxiliares e uma técnica. É uma equipe grande, que estamos motivando diariamente para que atenda nossa população. Nosso principal legado vai ser que não estamos vendo dentes, mas sim, o ser humano. Estamos trabalhando para esse acolhimento, a humanização do serviço odontológico e, quiçá, lá para a frente, a gente possa colocar um segundo momento do atendimento preventivo. Já existe, as equipes trabalham com isso nas unidades, mas no momento o trabalho é curativo também”, completou.
Ele falou sobre o organograma da odontologia no município. “O atendimento nas unidades é praticamente completo, exceto, as especialidades que são encaminhadas para o CEO como tratamento de canais, de doença gengivais e cirurgias que temos especialistas nessas áreas. Tratamento de canal ficamos alguns meses sem profissionais, fizemos o PSS, a parte burocrática e temos hoje um consultório extremamente moderno na secretaria de saúde. Temos localizador de canal, atendimento rotatório que poucos consultórios particulares tem e um atendimento qualificado e duas profissionais exclusivamente fazendo tratamentos endodônticos, que é o tratamento de canal, para suprir essa demanda reprimida. Esse é o mais procurado na secretaria de saúde. Pedimos a compreensão da população, paciência, estamos trabalhando com bastante afinco, dedicação, mas como se diz, a humanização no atendimento, esse respeito a nossa população tem que ser recíproco, precisamos de paciência e vamos atender toda essa demanda, é o desejo da atual administração”, relata.
O município vai ter também clínicas infantis. “Teremos na unidade Sul uma clínica odontológica infantil onde vamos priorizar o atendimento infantil. Ficou bastante a desejar nos últimos anos. Começamos, na década de 80, com a clínica infantil na Sul, ela foi desativada ao longo dos anos e as crianças passaram a não ter atendimento de forma direta. No plano de governo dessa gestão estamos modernizando a unidade sul e vamos ampliar a unidade norte e vamos oferecer espaço ali também pra atendimento diferenciado para as crianças”, conclui.
Fonte: Portal Educadora