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Buscando melhorar serviço, atendimento do 190 está sendo feito em Curitiba

Policiais do Copom estão sendo treinados para prestar melhores atendimentos as ocorrências.

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  • 20 de Julho de 2022
  • Foto: Portal Educadora

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O tema desta semana no Rádio Revista é o atendimento da Polícia Militar via 190 que agora está sendo feito em Curitiba. O 2º tenente Matheus Paggi, da 2ª Companhia de Dois Vizinhos, destacou que a centralização do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) na capital do Estado foi pensando no melhor atendimento à população. “Ainda está em caráter de projeto, não está em todos os batalhões, mas o 21º BPM de Francisco Beltrão, que fazemos parte, foi incluído. Esse é um projeto de centralização para conseguir maximizar recursos e ter um atendimento padronizado ao cidadão”, disse.

Ele ressaltou que os policiais precisam ser treinados para atender a população. “O atendimento 190 é extremamente importante e o policial que está do outro lado da linha precisa estar ciente do protocolo, fazer as perguntas numa ordem correta para deixar o atendimento eficiente para a pessoa que está solicitando. Antes, esses atendimentos eram feitos nas sedes das companhias, por exemplo, a gente tinha um policial que fazia esse trabalho, mas se ele ficasse afastado por doença, quem entraria no local? Eu precisava, às vezes, tirar um policial da rua, sem treinamento para ficar no telefone e ele não sabia muito bem como interagir, como atender as pessoas. O treinamento e padronização do atendimento em Curitiba facilitam muito que o atendimento seja feito com excelência”, completa.

Ele ressaltou que tendo apenas uma central também se consegue fazer mais investimentos em tecnologia. “Temos equipamentos com mais capacidade física nas centrais em Curitiba, que permitem gravação, expedição de protocolo de atendimento e também conseguimos fazer auditorias, o que não tínhamos aqui. Também enfrentávamos falhas por limitações de locais porque aqui atendemos sete municípios, então, quando a pessoa ligava, por exemplo, de São Jorge D’Oeste que é próximo, mas não pertence a nossa companhia, às vezes, a pessoa daqui não conseguia um atendimento rápido porque não caiu onde deveria cair e a pessoa daqui não tinha a competência para mandar uma viatura para lá, tendo que ligar para outros lugares e isso gerava demora no atendimento. Dessa forma, todas as ligações caem em Curitiba e o despacho é feito por aqui.”

Todas as reclamações recebidas são levadas adiante. “Ainda temos reclamações. Temos recebido e repassado e a diretoria de desenvolvimento e tecnologia procura corrigir as falhas. Esse é um projeto ainda e o Copom de Curitiba tenta corrigir, mas a nossa ideia institucional é oferecer um atendimento eficiente e melhor para a nossa população”, conclui. Para a população, vale lembrar que o atendimento no 190 começa com uma secretária eletrônica. É importante ouvir atentamente cada função e pressionar o número indicado, sendo direcionado para a pessoa correta para fazer o atendimento.

Fonte: Portal Educadora