Decisão foi tomada após reunião do Ciruspar na Amsop, coordenada pelo prefeito de Ampere, Disnei Zuca Luquini.
Foto: Jornal de Beltrão
625
Em assembleia realizada na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), os prefeitos da região aprovaram o rateio proposto pelo consórcio Ciruspar – que administra o Samu no Sudoeste – para manter o funcionamento do serviço com recursos suficientes até o mês de dezembro.
De acordo com o previsto no rateio, o valor per capita pago por cada município ao Ciruspar/Samu não sofrerá alterações, e, será suficiente para cobrir os R$ 2,7 milhões mensais necessários para a operação do serviço.
“Se o município não bancar, o Samu fecha. Então, nós vamos continuar colocando recursos no Samu, mesmo que já seja mais do que o dobro do valor de responsabilidade dos municípios, e continuamos na expectativa de atualização dos repasses do governo federal para o próximo ano”, explicou o presidente do Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Ampere, Disnei Zuca Luquini (PSDB). “Não tem como paralisar o trabalho do Samu, que salva vidas e atende muito bem a nossa população há dez anos”, completou o tucano.Conforme exposto durante a assembleia, esta situação financeira delicada se deve às defasagens congeladas nos repasses da União (desde 2013, governo Dilma Rousseff) e do Estado (desde 2017, governo Beto Richa).
Prefeito Zuca rechaça terceirização
O prefeito Zuca rechaçou a proposta aventada de terceirizar alguns serviços do Samu, que foi debatida inclusive numa reunião anterior, em abril, em Pato Branco. “Uma terceirização de serviços para tentarmos reduzir custos com folha de pagamento não seria aceita pelo Ministério Público”, disse Zuca.
Uma proposta da reunião foi de que a direção da Ciruspar vai contatar a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) para, juntas, as entidades marcarem uma audiência com o governo do Estado para novamente debater sobre esse repasse defasado.
Ambulâncias
Após a assembleia do consórcio foi realizada a entrega de duas ambulâncias do Samu para os municípios de Mangueirinha e Chopinzinho.
Fonte: Jornal de Beltrão e Assessoria