Método será utilizado para alunos inclusos ou com dificuldades de aprendizagem.
Foto: Assessoria
627
Dois Vizinhos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, passa a adotar o método Abacadá para os alunos inclusos ou com dificuldades de aprendizagem da rede municipal.
O Método Abacadá tem suas bases teóricas nos métodos Fônico e Sodré, com a Alfabetização pela sílaba e com materiais lúdicos, com imagens e brincadeiras. Várias escolas, especialmente Apaes do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, já adotaram este método.
Na segunda-feira (25), a idealizadora do Abacadá, Cláudia Mara da Silva, esteve em Dois Vizinhos, onde palestrou para os professores. “A convite da Secretaria Municipal de Educação, viemos trabalhar com os professores, capacita-los. O Abacadá é um método de alfabetização elaborado para o trabalho com crianças que apresentam alguma dificuldade, deficiência. Aquela criança que não está conseguindo aprender a ler e a escrever, o abacadá traz toda uma metodologia diferenciada. Nele, ensinamos, de maneira sistemática, com uma coerência, vivência, para que a criança se aproprie da aprendizagem da leitura e escrita. Foi muito produtivo, eu percebi o envolvimento dos professores neste trabalho de alfabetização porque as secretarias municipais enfrentam o desafio da inclusão e até mesmo com a pandemia, as crianças que estão hoje no terceiro ano, não frequentaram o primeiro e o segundo. Quem está no quarto, não frequentou o segundo e o terceiro, então, esta questão da alfabetização vem com falhas e a Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos, através dessa capacitação, vem dar uma possibilidade de trabalho para o professor”, disse Cláudia.
A secretária Silvana Dal Molin destacou que este material vai servir também para os alunos que estão com atraso na aprendizagem em virtude da pandemia. “Hoje estou me sentindo muito feliz enquanto secretária porque estou realizando um sonho. Na minha vida profissional, trabalhei com alunos inclusos na rede municipal e hoje tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo, juntamente com todos os professores que trabalham com salas de recurso, que trabalham com classe especial, também abrimos para o apoio e para o primeiro ano. Conhecemos um pouco do Método Abacadá, que foi criado pela professora Cláudia Mara da Silva. Ela veio de Curitiba, teve uma vida inteira como professora, 30 anos trabalhando como alfabetizadora e, em especial, era professora de alunos inclusos. Ela tem um método que é muito eficiente para quem tem dificuldade de aprendizagem, para quem não consegue aprender na turma regular. Nós, enquanto secretaria, pensamos na formação e também em um material específico para recuperarmos esses alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem”, disse.
Silvana também destacou que em breve Dois Vizinhos terá o material completo para aplicação do método na rede municipal. “Os professores se sentiram muito realizados, se sentiram felizes em poder aprender mais sobre o método e a professora Cláudia pode contribuir muito com sua experiência. Nesse kit de materiais que vamos adquirir para as escolas municipais, ele vem um kit de jogos e também o material para trabalhar com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e os também com alunos autistas. Vai ser de grande valia para toda a rede municipal de educação, vamos poder recuperar a aprendizagem e defasagem que tivemos por ocasião da pandemia”, finalizou.
Fonte: Portal Educadora