Caravana da agricultura familiar reúne produtores do Sudoeste em DV

Evento aconteceu no Esporte Clube Sete de Setembro e contou com a presença de representantes de diversas cidades.

Image
  • 28 de Julho de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 708

Agricultores ligados a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (Fetraf-PR) estão reunidos, durante toda a quarta-feira, 28, na Caravana da Agricultura Familiar. O evento acontece no Esporte Clube Sete de Setembro, em Dois Vizinhos, com representantes de 26 municípios. O tema do evento foi a previdência social. Autoridades civis, políticas e sindicais participam da reunião.

Elizandro Paulo Krajczyk, presidente da Fetraf-PR, destacou a retomada da caravana após dois anos de pandemia. “A primeira atividade é em Dois Vizinhos, num momento muito importante para a agricultura familiar do Sudoeste e de todo o Paraná,  onde vamos debater temas estratégicos para o nosso setor”, disse. Ele destacou a dificuldade que os agricultores vem tendo e relação a previdência social. “Queremos denunciar algumas injustiças que estão acontecendo em relação ao atendimento dos benefícios previdenciários dos agricultores familiares, o descaso que está acontecendo em diversas situações, como deferimentos injustos, a demora nas perícias médicas, que levam seis meses para conseguir agendar. A reforma da previdência trouxe um desmonte das políticas sociais e, efetivamente, na prática, temos observado isso. Imagina um agricultor sem condições de trabalho, precisando do benefício para manter a condição de vida familiar e ter que esperar seis meses para a perícia. Quando consegue, o benefício é negado porque ele já está bem. É uma questão séria e grave. Temos a questão do indeferimento de benefícios por conta de o agricultor declarar que possui um trator, entre outras. São situações absurdas que avaliamos que acontecem por desconhecimento da realidade. Organizamos vários vídeos dos agricultores relatando as situações, vamos demonstrar essas situações absurdas e injustas”, completa.

Mais duas caravanas...

Ainda estão agendadas outros dois eventos semelhantes em outras regiões do Paraná. “Teremos outros dois eventos que não serão descolados desse do Sudoeste. Aqui vamos debater a luta dos direitos e previdência social. Esse tema é relevante para todas as regiões do Estado. No Vale do Ribeira foi definido o tema de juventude e políticas públicas para a sucessão na agricultura familiar. A gente entende que a agricultura familiar, para ter perspectiva de futuro, precisa de políticas públicas eficientes, efetivas e que sejam adequadas. É um debate que também reflete na nossa realidade do Sudoeste tendo em vista o envelhecimento em toda a sociedade e, claro, também nos nossos agricultores familiares. Esse evento vai acontecer em Céu Azul. O terceiro eixo que temos como estratégia é a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Não dá para imaginar que teremos um futuro brilhante, maravilhoso, da forma como estão sendo conduzidas as políticas públicas da agricultura do Brasil. O envenenamento constante, o aumento do uso de agrotóxicos, desmatamento e não existe políticas de incentivo para a preservação. Esse tema será debatido em São Mateus do Sul. Isso tem a ver com a produção da diversidade de alimentos para garantir a segurança e soberania alimentar no nosso país”, explicou.

Elizando ainda explicou que toda a pauta produzida nesses eventos será entregue aos candidatos que pleiteiam cargos eletivos em 2022. “Queremos mostrar a realidade da agricultura familiar e apresentar o que consideramos estratégico para a nossa categoria se fortalecer, gerando emprego, renda e colocando comida de verdade na mesa da população”, completa.

Franciane Carvalho, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Dois Vizinhos (Sintraf-DV) destacou que o documento é apartidário. “Independente de quem venha assumir o governo ou a presidência, na prefeitura ou como vereadores nossa pauta continua sempre desde que nos conhecemos como sindicalistas”, ressaltou. Neveraldo Oliboni, coordenador regional da Fetraf-PR, relata que além de propor, a federação ajuda a executar. “ É importante ressaltar que nós somos uma federação que propõe, reivindica e ajuda a executar. São diversos programas que ajudamos, como o minha casa minha vida. Essa questão previdenciária é importante porque nós dentro dos sindicatos estamos sempre atentos as inovações para que seja colocado de forma adequada dentro dos formulários e os agricultores sejam atendidos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora