Coleta de dados do Censo 2022 começa segunda-feira

Todas as residências de Dois Vizinhos serão visitadas por uma equipe de 34 recenseadores.

Image
  • 29 de Julho de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 579

Na próxima segunda-feira, 1º de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a coletar os dados do censo demográfico em todos os municípios brasileiros. Em Dois Vizinhos, serão 34 recenseadores no campo que terão o objetivo de visitar todas as residências e coletar dados sobre a população, escolaridade, rendimentos, entre outras questões. “Estamos muito próximos de iniciar a coleta. Montamos toda a logística, numa operação muito grande, com 200 mil pessoas contratadas no Brasil para esse levantamento tão importante. Sabemos da relevância para a sociedade, para o país e para os municípios. Nós estamos correndo bastante para deixar tudo ajeitado e termos o time em campo. O Censo é uma pesquisa universal. Vamos visitar todas as residências e, onde não houver morador quando o recenseador estiver passando, ele vai buscar informações de como encontrar essa pessoa em outro horário. Não tem como fugir disso. Esse trabalho, levantamento de informações em nível municipal, é só o Censo que faz, então, escolaridade, analfabetismo, rendimento, onde as pessoas trabalham, a ocupação, só o Censo que dá, nenhuma outra pesquisa tem essas informações”, diz Max Nuni Cesca Battisti, coordenador de área do IBGE de Francisco Beltrão.

Não foram preenchidas as 37 vagas de recenseador em Dois Vizinhos. “A gente teve um grande número de inscritos no Processo Seletivo Complementar, fizemos o treinamento no Colégio Leonardo da Vinci, de 18 a 22 de julho, com 30 recenseadores. Tínhamos 37 vagas, mas houveram algumas desistências no caminho, pessoas que confirmaram e não compareceram, algumas que desistiram durante a semana, mas isso já era esperado. Nesta semana, estamos treinando mais alguns recenseadores no nosso Ponto de Coleta para que tenhamos o mais próximo dos 37 recenseadores no campo na semana que vem. Acredito que 34 pessoas estarão capacitados e contratados com os aparelhos prontos para iniciar essa coleta, que é totalmente informatizada, que esteja tudo carregado no smartphone, nossos insumos de setor, os questionários, os mapas, tudo tem que estar pronto para eles percorrerem o município e começarem a contar a população e levantar as características sociodemográficas, ou seja, como vive essa população”, completa Max.

O questionário básico terá 26 questões, enquanto o questionário de amostra terá 77 questões. “Para termos essas informações bastante detalhadas, temos questionários bastante completos e fazemos uma amostragem para cada município de acordo com a sua população. Em Dois Vizinhos, teremos uma amostragem de 10%, ou seja, de cada 10 residências, nove respondem o questionário mais simples, mais rápido, e uma, que é selecionada aleatoriamente pelo nosso programa, vai responder o completo. O questionário básico é bem rápido, variando de acordo com o tamanho da família porque temos informações de cada morador, mas vamos pensar na média de três, quatro pessoas, entre 5 e 10 minutos. O questionário da amostra também depende do tamanho da família e, na média, vai levar cerca de 20 a 30 minutos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora