O produtor rural que visitar a área do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, vai conhecer duas linhagens promissoras.
314
O produtor rural que visitar a área do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, vai conhecer duas linhagens promissoras. A primeira que tem o nome fantasia de IPR União, é dirigida ao setor industrial, por ter alto teor de amido. A IPR União produz 20 por cento a mais de amido que a média das outras variedades, o que representa ganhos na comercialização de até 30 por cento, o que também varia de acordo com o produtor.
O pesquisador do Iapar, Mario Takahashi, afirma também que a linhagem é considerada tardia porque o ideal é que seja colhida entre 15 e 24 meses após o plantio.
A outra linhagem que o Iapar trouxe a Cascavel é voltada ao consumidor final. Conhecida como Ivar, ela leva em torno de 20 minutos para cozinhar, quando a média é de 30 minutos.
Com essa linhagem o agricultor colhe a mandioca um ano após o plantio, quando a maioria dos produtores colheu e vendeu a produção, possibilitando melhores preços na comercialização.
As duas linhagens ainda estão em fase de registro no Ministério da Agricultura e ainda não estão disponíveis para comercialização.
De acordo com o pesquisador, a época de plantio para a mandioca, independente da cultivar, vai de junho a outubro, com variações que dependem da região do Estado.
Nos locais mais frios o plantio é tardio e, nas áreas mais quentes, antecipado. O Show Rural que começa na segunda-feira, dia 6, e termina dia 10, tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Mais informações no endereço eletrônico showrural.com.br