Dois Vizinhos tem mais de 150 criadores de abelhas sem ferrão

Em outubro, será realizado o Seminário Estadual de Meliponicultura no município.

Image
  • 08 de Agosto de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 949

Muito antes de chegarem as espécies estrangeiras, as abelhas sem ferrão já povoavam as florestas brasileiras. Pequenas, inofensivas e muito valiosas, esses insetos se tornaram a paixão de muitos criadores que são denominados como meliponicultores, já que estas abelhas pertencem ao grupo dos meliponíneos, formado por mais de 300 espécies somente no Brasil. De acordo com a secretaria de agricultura, são mais de 150 duovizinhenses que trabalham com abelhas sem ferrão, sendo que a atividade está em expansão. Dóceis e, na sua maioria, de fácil manejo, a criação desse tipo de abelha acaba seduzindo muita gente. Para Sedenir de Cezare, que há 17 anos trabalha com espécies sem ferrão, o amor pelo animal uniu toda a família. “Hoje trabalhamos com cerca de 15 espécies na nossa propriedade na área urbana de Dois Vizinhos”, disse.

A administração busca incentivar cada produtor, seja na área urbana ou rural, disponibilizando técnicos para tirar dúvidas e disponibilizando cursos, palestras, seminários e workshops aos produtores como foi realizado em dezembro de 2021, onde Dois Vizinhos foi palco do 1º Workshop Sul-Brasileiro de Meliponicultura. Agora, entre os dias 20 e 21 de outubro, acontece o 16º Seminário Estadual de Meliponicultura. O evento é gratuito de caráter técnico-científico destinado a produtores, acadêmicos, profissionais que tem relação com a área e público em geral, numa oportunidade profissional que evitará também a extinção desses animais, pois muitas dessas espécies sem a existência dos meliponicultores provavelmente já estariam extintas.  

O seminário será realizado através de uma parceria entre a câmara técnica de meliponicultura do Paraná, Centro Universitário Unisep - campus de Dois Vizinhos, em parceria com o curso de pós-graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Londrina, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR – Paraná),  Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e administração municipal.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria