Terão prioridade processos de crimes contra a pessoa, como tentativas e homicídios, registrados até o ano de 2008.
319
Em reunião na terça-feira foram definidos todos os critérios para a participação de Francisco Beltrão no mutirão nacional de júris. Entre os dias 23 e 27 de abril em Francisco Beltrão serão realizados aproximadamente 20 julgamentos.
Terão prioridade processos de crimes contra a pessoa, como tentativas e homicídios, registrados até o ano de 2008. Devem ocorrer quatro júris por dia em locais ainda a serem definidos, além do Tribunal do Júri.
Para desempenhar esse papel serão empregados quatro juízes, quatro promotores, oficiais de justiça, serventuários, policiais militares, advogados, jurados, entre outras pessoas.
O sorteio dos jurados vai ocorrer neste mês. Para isso foram convocadas 250 pessoas da comunidade, que normalmente já atuam em julgamentos.
De acordo com a Juíza Sandra Dal´Molin, o objetivo é mostrar que a justiça está realmente preocupada em julgar os processos em andamento, dando respostas as famílias das vítimas, mostrando ao infrator a repressão penal. Na comarca de Francisco Beltrão, o número de processos nessas condições passa de 100.
Todos já deveriam ter sido julgados, mas isso não foi possível. Mutirões semelhantes serão realizados, na mesma semana, em outras cidades do Paraná.