Jornalista de DV cobriu a chegada de Neymar e recusou convite do Barcelona

Luiz Carlos Wessler estava na Espanha e acompanhou a chegada do craque na Espanha.

Image
  • 11 de Agosto de 2022
  • Foto: Arquivo Pessoal - Luiz, na direita, na cobertura da chegada de Neymar.

  • 1788

Sudoestino desde 2017, o jornalista Luiz Carlos Wessler é dono de uma carreira consolidada, seja no próprio exercício jornalístico, seja na produção de fotos e vídeos. Trabalhou como repórter do jornal Gazeta do Paraná, de Cascavel. Na mesma cidade, desempenhou a mesma função no portal CGN, do qual também foi editor-chefe. Desde que mudou-se para Dois Vizinhos, há cinco anos, popularizou-se pelas produções feitas com drone, a ponto de ser chamado de “Luiz do drone”.

Mas, antes de chegar à região, Luiz viveu uma ascensão profissional. Da terra-natal, Serranópolis do Iguaçu, Oeste do Paraná, tornou-se fotógrafo de campo em jogos do Barcelona (ESP).

De Cascavel para a Espanha

A relação com a comunicação surgiu ainda quando cursava Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica, de Porto Alegre (PUC-RS). Nas terras gaúchas, atuou numa gráfica e, formado, voltou ao Paraná. Em Cascavel, fez assessoria de comunicação, rádio e TV. Destacou-se como repórter esportivo e de economia da Gazeta, até que, em 2013, os estudos da então esposa o levaram para a Espanha.

“Eu era casado e minha mulher ganhou uma bolsa de estudos num doutorado, em Barcelona. Ficamos seis meses lá. Usei minhas economias e ela um pouco do que ganhava para fazer companhia. Aproveitei e me tornei correspondente internacional da Gazeta.”

Foi contratado como fotógrafo freelancer de duas agências do Brasil na Europa: AgNews, do Rio de Janeiro, e Futura Press, de São Paulo. A primeira, voltada para conteúdo de moda e fofoca. A segunda, para jornalismo.

O período coincidiu com a chegada de Neymar ao clube da Cataluña, após deixar o Santos. Luiz Wessler conseguiu credenciamento para fotografar treinos e jogos (da beira do gramado) do Barça. Era um entre as centenas de jornalistas na sala de coletiva de imprensa, quando o então “menino” foi apresentado oficialmente.

Imagens feitas pelo hoje duovizinhense circularam pelos principais veículos do Brasil. Não é difícil encontrar o trabalho feito na ocasião por Luiz Wessler, basta uma pesquisa pelo Google com palavras-chave como “Luiz Wessler Neymar”.

O “furo” da camisa de Neymar: Luiz Wessler nos principais veículos do BR

O ponto mais alto do trabalho do paranaense ocorreu num furo de reportagem para todo o País. “Somente duas semanas depois de apresentarem o Neymar, revelaram o número dele. Quando começaram a vender camisas, eu estava em Barcelona, fotografei, mandei pra agência. Era madrugada no Brasil. Então todos os veículos, como Band, Globo, Terra, Uol, usaram as minhas fotos.”

Versátil, também conseguiu destaque cobrindo um desfile de moda. Num evento em que Adriana Lima era a única top-model brasileira presente, Luiz foi o único fotógrafo do País e seus registros estamparam revistas como Caras e Quem. “Todas de fofoca publicaram minhas fotos.”

Não ao Barça

Luiz teve a oportunidade de ser um dos fotógrafos do Barcelona, mas recusou o convite. “De perfil oficial traduzido para o português, só existia o Twitter e eu conheci o assessor, senão me engano Lucas Duarte, de Curitiba. Com a contratação do Neymar, ampliaram esse trabalho para outras redes sociais e me convidaram para trabalhar com eles, mas eu e minha esposa já estávamos com as passagens compradas.”

Volta ao Brasil

No regresso, Luiz trabalhou em Maringá com assessoria da área de Turismo. Foi secretário do setor de Serranópolis do Iguaçu entre 2014 e 2017, quando mudou-se para o Sudoeste. “Minha mulher passou num concurso da UTFPR de Dois Vizinhos. Tínhamos um combinado de que quem ganhasse mais levava o outro, então fui.” Ele montou a própria empresa no município e dali não saiu mais, mesmo com a separação, em 2018.

Dia a dia no Sudoeste

Hoje, Luiz Wessler presta serviços de fotografia e produção de vídeos em eventos esportivos e sociais, casamentos e comerciais. Quando o drone era uma novidade, foi um dos primeiros da região a utilizá-lo, a ponto da ferramenta ficar tão caracterizada pelo trabalho dele que pegou carona no apelido.

Prestando serviços de assessoria de imprensa para Verê, já atendeu a vários municípios do Sudoeste, como Boa Esperança do Iguaçu, Capanema, Chopinzinho, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e São Jorge D’Oeste. Ele diz gostar muito da região e não faz planos de deixar Dois Vizinhos. Por outro lado, tem vontade de voltar a trabalhar com a produção de notícias.

Fonte: Juliam Nazaré/Jornal de Beltrão