Na última segunda-feira, 15, durante sessão ordinária na câmara de vereadores, foi realizada a homenagem para a professora Catarina Zanardi Pessini pelos 53 anos de serviços prestados para a educação no município. A homenagem foi proposta pelos legisladores Carlos Mangini, Juarez Alberton, Chico Peretto, Bino Lorenzett, Ade Pelentir, Deolino Benini Júnior e Emerson Dalpasqual. Na justificativa, eles destacaram que entendiam ser justo e necessário enaltecer a “grande contribuição social promovida pela professora Catarina Zanardi Pessini ao município de Dois Vizinhos ao longo das suas últimas cinco décadas de efetivo serviço público, especialmente, para que, assim, possamos estimular outros profissionais a seguirem os mesmos passos da sua brilhante trajetória docente e também para que possamos formalmente agradecê-la pela excelente formação estudantil e cívica proporcionada a inúmeros dos nossos munícipes.”

O requerimento foi apresentado no início da sessão, com discursos de homenagens de todos os legisladores, alguns colegas de profissão e do prefeito Carlinhos Turatto (PP). Giovana Ronsani Zorzi, diretora da escola Lonny Lange, onde a professora Catarina atua, exaltou o comprometimento da colega. “São 53 anos que você dedica sua vida a educação. Desses 53, 43 anos foram na nossa escola. Para nós, é um orgulho muito grande ter você conosco. Tenho certeza que você vai fazer muita falta, já está fazendo, porque, acima de tudo, você é uma grande amiga. Essa homenagem é o mínimo que você merece pela dedicação que prestou e ainda presta para a escola. Você é um grande presente para nós, exemplo de perseverança, paciência, amorosidade com as crianças e, acima de tudo, dos alunos com maior dificuldade”, disse.

Ela destacou ainda os exemplos deixados. “Você sempre fez a gente pensar sobre nossas ações e atitudes. Quantas vezes a gente chegava na escola, 13h10, 13h15, e quem é a primeira pessoa que estava lá? A professora Catarina. Desconheço alguém mais pontual. Às 13h ela já estava lá, sentada, fazendo sua leitura nos esperando. Muitas vezes chegamos cansadas, desanimadas, mas você está lá para nos dar a palavra de força. São essas boas lembranças que queremos guardar de ti. Você sempre fala para nós que nunca quis ser diretora da escola, mas mal sabe você, professora, que é a nossa direção. Nos dias difíceis, sempre nos dá apoio e ânimo.”

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) elogiou e agradeceu. “Professora Catarina, a senhora tem mais de meio século trabalhando pelas nossas crianças e, quando, alguém com a sua idade, tem espírito ainda de colocar o ensinamento é sinal que Deus está contigo sempre. Em nome do município, da secretaria de educação, de todos os professores, dos vereadores, dos secretários, eu lhe digo muito obrigado pelo seu legado, pela história de vida. Muito poucos vão chegar tão longe quanto vossa senhoria e nós só temos a agradecer. Se Dois Vizinhos é o que é hoje, é porque muitas mãos, como as da senhora, ajudaram a construir”, completa.

Em uma breve fala, Catarina fez agradecimentos. “Só quero agradecer a Deus por esse momento, por ter vida e agradecer a presença de vocês, meus familiares e colegas. Muito obrigado por essa homenagem. Vocês me deixaram muito emocionada, não tenho condições de continuar a falar”, disse. Além da placa com a homenagem, o público presente na câmara cantou uma música em homenagem a professora.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias