As fortes chuvas que caíram sobre o Sudoeste superaram as previsões de todos os sites de meteorologia e chegaram aos 100 milímetros em Francisco Beltrão entre às 16 horas de quarta e 5 horas da madrugada de quinta-feira, de acordo com a Estação Meteorológica do Simepar, que fica instalada no Aeroporto Paulo Abdala.

“Foram registrados mais de 100 milímetros nas estações meteorológicas oficiais do Simepar na região. Pode ser que tenha algum lugar que superou esse número, em estações não oficiais ou pluviômetros de produtores e empresas. Essa chuva, nesse momento, vem num volume superior ao estimado, tínhamos uma estimativa pelos principais institutos de meteorologia que iria chover em torno de 50, 60 milímetros, só que já superou muito e ainda tem previsão de chuva para hoje, começando a limpar no período da tarde”, disse o diretor do Departamento de Economia Rural (DERAL), Núcleo Regional de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, Antoninho Fontanella.

O volume excessivo de chuvas vem acompanhado de uma forte frente fria que irá avançar sobre o Paraná a partir desta quinta-feira, o que causa preocupação para os produtores que já estavam intensificando as plantações de milho safra normal e feijão das águas. “Neste momento, os produtores já estavam iniciando o plantio de algumas lavouras das culturas de verão, principalmente, milho safra normal e feijão das águas, já temos algumas lavouras implantadas, com certeza, assim que o tempo melhorar deve se intensificar o plantio. A partir do dia 20 de agosto, sabemos que os produtores vão focar nesse trabalho. A grande preocupação é a queda de temperatura prevista para os próximos dias. Temos 125 mil hectares de trigo plantado nos 27 municípios da nossa região e, claro, mais de 70% das lavouras estão naquela fase crítica, de emborrachamento, floração e frutificação e, dessa fase, com a formação de geada, com certeza, vai trazer prejuízos, quiçá aí, conforme intensidade dessa geada, as perdas podem ser grandes, disse.

Antoninho destacou ainda que se as intempéries não causarem grandes prejuízos, a safra poderá ser superior as 300 mil toneladas nos 27 municípios de abrangência do Deral, Núcleo Regional de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. “Vamos aguardar para avaliar e estamos na torcida para que essa geada não traga mais consequências para os produtores. Sabemos que estamos no período de inverno ainda e há essa possibilidade de termos geadas até o fim de agosto, início de setembro, mas vamos torcer para que isso não ocorra e tenhamos uma safra ainda conforme está sendo estimado superando as 300 mil toneladas”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias