Em Natal acontece o Brasileiro sub-19 e, em Aracaju, os Jogos da Juventude.
Foto: Reprodução
698
Duas duplas do Vôlei de Praia de Dois Vizinhos vão participar da etapa nacional dos Jogos da Juventude (para atletas de 15 a 17 anos) que vai acontecer de 02 a 17 de setembro em Aracajú (SE), contando com cerca de 4 mil atletas de todos os Estados, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e volta a ser realizado após dois anos de suspensão devido a pandemia de Covid-19.
Na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, que aconteceu em Pato Branco, a dupla duovizinhense, Pabliny Cambrussi Ruaro e Eduarda Bonamigo, ficou com o título ao vencer o Curitiba na final, sem perder nenhum set em toda a competição. Com isso, as meninas garantiram a vaga para a etapa nacional.
Já no masculino, representaram o município Luiz Vitor Guerezi e José Henrique Nogueira Vodzicki, que perderam a final para o Maringá, mas a equipe vencedora desistiu da vaga para os Jogos da Juventude e, com isso, os meninos também vão participar da competição em Aracajú (SE).
As equipes masculina e feminina, representam o do Colégio Estadual de Dois Vizinhos e são treinadas pelo município, através do Departamento de Esportes, com o apoio da Associação Duovizinhense de Vôlei de Praia (ADVP).
Circuito Brasileiro de Seleções
Antes da participação nos Jogos da Juventude em Aracaju (SE), as equipes duovizinhenses participam da 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Seleções de Vôlei de Praia Sub-19 na Praia do Forte, em Natal, 28 a 30 de agosto, com a dupla feminina Pabliny e Lorena Correia (Londrina) e a dupla masculina Luiz Vitor Guerezi e José Henrique Nogueira Vodzicki.
DESTAQUE
“O vôlei de praia tem sido destaque em todas as competições. Agora teremos uma etapa do Brasileiro em Natal (RN) no dia 27 de agosto, onde estarão disputando uma etapa do sub-19. De outra parte, como a dupla que perdemos a final do masculino nos Jogos Escolares em Pato Branco, Maringá, desistiu de participar dos Jogos da Juventude, os nossos meninos ficaram também com a vaga. Maringá é uma equipe muito boa, da seleção brasileira de base e tem um atleta que vai disputar uma competição internacional, então, como não podem inscrever outro, eles acabaram desistindo dessa vaga. A equipe de Dois Vizinhos, que volta de Natal para Curitiba no dia 31 e já embarca no dia 1 de setembro para a final do brasileiro Escolar”, celebrou o diretor de Esportes, Cesar Tumelero, o Ferrinho.
As duplas de Dois Vizinhos são treinadas pelo professor Luiz Fernando Viaro, que coordena a Associação Duovizinhense de Vôlei de Praia (ADVP). “A gente está se preparando agora para o Campeonato Brasileiro de Seleções sub19. Essa competição é para atletas de até 18 anos. Nossos atletas ainda têm 16 anos, apenas o Luiz completa 17 anos em 2022, então, todos ainda tem alguns anos nessa competição. No masculino, vamos participar com o Luiz e o José, que já estão direto na fase principal, eles venceram a fase regional desse campeonato em Maringá em julho, com equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a Pabliny jogou do lado da Lorena, a dupla que ficou campeã brasileira no sub 17, elas ficaram em terceiro lugar nesse campeonato, então, a Pabliny vai jogar o qualificatório. A competição acontece de 28 a 30 de agosto em Natal (RN) e a expectativa é fazer bons jogos, pois a competição tem elevado nível com as melhores duplas dos Estados, então, esperamos trazer alguma medalha para casa. Voltando de lá, já temos os Jogos Escolares Brasileiros, as Olimpíadas da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico. Nessa competição a gente chega de Natal, fica em Curitiba e vamos no dia 1º de setembro para Aracajú (SE), onde ficamos até o dia 6 de setembro. Nela, temos atletas de 15 a 17 anos que venceram os escolares nos seus Estados. No feminino, disputamos com a Eduarda e a Pabliny, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, que são bem novas ainda, a Eduarda tem 15 anos ainda, ela tem mais dois anos dessa competição, a Pabliny tem mais o ano que vem e os meninos, o Luiz e o José, ficaram com a segunda colocação, Maringá abriu mão da vaga porque estará no mundial, ficamos com a vaga e vamos com a dupla lá do Colégio Estadual de Dois Vizinhos. É o último ano do Luiz, o José tem o ano que vem ainda, esperamos fazer bons jogos, queremos trazer medalha para casa, queremos o ouro, mas vamos brigar por um lugar no pódio. São competições de nível elevado, as melhores duplas do Brasil que vão participar e temos expectativas boas para essas competições”, disse o técnico Luiz Fernando Viaro.
Ele agradeceu o apoio da Prefeitura. “Temos que agradecer o apoio do município, do departamento de esporte, através do César Tumelero, o Ferrinho, da secretaria de educação, que não tem medido esforços para que participemos das competições, além do do CEDV, Núcleo Regional de Educação para poder participar dessas competições e levar o nome do município para o Brasil afora. Também ao comércio que nos auxilia com o Nota Paraná. Esse nosso trabalho é de longo prazo, as crianças estão há quatro anos treinando, num processo de longa formação e várias pessoas nos auxiliaram ao longo desse período, nos apoiando e incentivando no trabalho”, finalizou.
Fonte: Portal Educadora