Ele lançou o slogan da gestão: “Criando conexões”.
Foto: Flávio Pedron/Jornal de Beltrão
466
A solenidade festiva de transmissão de cargos na Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, quinta-feira, 18, à noite, na Chácara Rios, em Francisco Beltrão, foi concorrida. Diretores de instituições civis e públicas parceiras prestigiaram a cerimônia de apresentação e posse da diretoria. Rogério Sidral, de Dois Vizinhos, vai comandar a Agência pelos próximos três anos (2022-2025). O novo presidente fez um discurso de agradecimentos aos familiares, empresários e lideranças regionais, pedindo apoio à gestão.
A mesa de honra foi formada por Edgar Behne, diretor do Grupo MSA/Marel e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Anderson Barreto, prefeito de Coronel Vivida e vice-presidente da Amsop; Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae no escritório de Beltrão; Paulo Sergio Bueno, presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Gilmar Ribeiro de Mello, ex-presidente e vice-reitor da Unioeste; e Rogério Sidral, que também preside a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv).
Gilmar agradeceu à Fiep, Sebrae, Amsop e Cacispar, principais parceiros da Agência, aos membros dos conselhos de administração e fiscal da gestão. Em discurso, ele destacou o trabalho do ex-diretor Célio Bonetti ao logo de mais de 20 anos. “Sua dedicação à causa fez com que a Agência sobrevivesse”. Disse também que o maior desafio, sempre, da entidade foram os recursos financeiros para manutenção. Na sua gestão, no entanto, como a Agência assumiu a função de Instância Governança Regional (IGR) do Turismo, foram firmados convênios com 20 prefeituras para a realização de cursos e consultorias visando promover ações e projetos nesta área.
“Isso fez com que a gente tivesse recursos garantidos e a meta é chegar a 30 municípios conveniados.” Os contratos assinados com as prefeituras têm vigência por três anos. Por fim, desejou sucesso ao novo conselho de administração.
Paulo Sérgio Bueno, pela Cacispar, destacou que “a Agência é o canal onde todos os setores caminham juntos, é um canal de participação das discussões do desenvolvimento regional. Contem com a Cacispar para dar continuidade ao bom trabalho”.
Edgar Behne, da Fiep, comentou que não se pode dissociar a história da Agência e de Célio Bonetti. Ele desejou sucesso ao novo presidente, Rogério Sidral. “Conte conosco para participar do conselho”, afirmou, acrescentando que “a Fiep está à disposição nestes próximos anos; a Fiep acredita no trabalho da Agência”
Jocelei Fiorentin, do Sebrae, desejou sucesso à nova diretoria. “Renovamos o compromisso de estarmos juntos, de ser parceiros.” Anderson Barreto, pela Amsop, afirmou que “a missão que vocês estão abraçando é muito bonita e profícua; em duas décadas, o Sudoeste se tornou [uma região] protagonista no Paraná”.
Criando conexões
O novo presidente da instituição fez uma série de agradecimentos aos parceiros e ao trabalho de Célio Bonetti. Rogério anunciou o slogan da gestão: “Criando conexões”. E justificou os motivos para a escolha deste: “Precisamos criar muitas conexões; precisamos conectar pessoas que têm ideias com quem tem recursos; precisamos conectar o meio acadêmico ao meio empresarial”. Disse que a meta da gestão é fortalecer o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI), já elaborado pela Agência em parceria com outras instituições, continuar o trabalho da IGR no turismo regional, ter foco nas potencialidades regionais e cobrar as autoridades nas questões necessárias para a região. Por último, fez um apelo aos deputados da região pelo Sudoeste por ações e projetos junto aos governos estadual e federal. “Precisamos muito do empenho deles para que a região não seja periférica.”
Fonte: Jornal de Beltrão