• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SETE E MEIA

com

RENATA PAGNONCELLI

Exército está selecionando jovens duovizinhenses no Teodorico Guimarães

Seleção geral acontece anualmente e segue até a quarta-feira.

Image
  • 30 de Agosto de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 595

Representantes do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro de Francisco Beltrão estão em Dois Vizinhos, entre segunda e quarta-feira, 31 de agosto, para a seleção geral que acontece no Ginásio Teodorico Guimarães. Todos os jovens, homens, que completam 18 anos em 2022, são obrigados a se alistar e passam pela avaliação. O Tenente Alberto, presidente comissão de seleção geral, ressaltou a importância do momento. “Essa é a oportunidade que o jovem tem, aqui em Dois Vizinhos, de participar da seleção para incorporar esse jovem e ajudar ele nessa formação para a vida adulta. É uma oportunidade que muitos até tem receio, mas é tudo tranquilo, transparente, só que acontece uma mudança e ela precisa ser encarada com maturidade e é isso que nós tentamos colocar além das atividades que nós temos inerentes a profissão. Tentamos moldar o caráter do jovem dando e instruindo ele com algumas atividades”, disse.

Muitas famílias tem receio de que os jovens sirvam o exército. “Há 30 anos, eu sai de uma cidade de 12 mil habitantes sozinho para me alistar. Me alistei, lá dentro eu engajei, fiquei um ano, passei no concurso e estou aí até hoje. Eu penso, entendo, que hoje as famílias querem proteger o jovem e, como todo pai e toda mãe, eu também sou pai, eles não precisam ter tanto receio em esse jovem servir. O jovem não precisa ficar com medo, é simplesmente um ano que vai passar conosco e garanto, por experiência própria, eu ganhei muito mais do que um ano que passei lá dentro”, destacou.

Maristela Müller, secretária da 275º junta militar de Dois Vizinhos, ressalta que, desde 2017, jovens do município passaram a incorporar as fileiras do exército. “Antes, todos eram dispensados do serviço militar. Vale lembrar que a obrigatoriedade inicia no ano em que o cidadão completa ou vai completar 18 anos de idade. Muitos esperam completar 18 anos para se alistar e perdem os prazos. Quem deixa de se alistar até junho, ainda consegue se alistar, mas somente na junta de serviço militar porque é necessário pagar a multa. Isso já está previsto na lei”, conclui.

Fonte: Portal Educadora