Evento será gratuito no auditório da UTFPR de Dois Vizinhos.
Foto do Primeiro Encontro, que aconteceu em 2018. Reprodução Facebook
522
Nesta quarta-feira, 31, entre 13h30 e 21h, acontece o 2º Fórum de Resíduos Agropecuários do Sudoeste do Paraná no auditório da UTFPR de Dois Vizinhos. A organização é da universidade através do Grupo de Estudos em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Agropecuários (Getrat), em parceria com a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e prefeitura municipal.
O professor doutor Carlos Alberto Casali, que é um dos organizadores do evento, falou sobre o objetivo do fórum. “Esse evento é mais uma iniciativa do Grupo de Energias Renováveis vinculados ao plano de desenvolvimento DV 2030, que tem membros de órgãos públicos e entidades privadas, entre outros, e temos procurado fomentar o debate sobre energias renováveis tento como objetivo melhorar a condição de vida do duovizinhense. Como estamos tentando fazer isso? Estimulando a adoção de fontes renováveis de energia, principalmente, fotovoltaica e a energia gerada a partir do biogás e resíduos agropecuários tendo em vista que somos, entre os municípios do Paraná, com maior concentração de resíduos por metro quadrado”, disse.
Ele destacou que os resíduos podem ser um problema ambiental ou uma solução econômica. “Depende muito do que fizemos com esses resíduos. Se jogar no rio, é um problema. Se você transformar em biogás e em energia elétrica, resolve-se o passivo ambiental e ganha dinheiro. Nosso evento busca debater isso, o que fazer com os resíduos gerados pelas atividades agropecuárias de Dois Vizinhos e região e dar as linhas de utilização deles, principalmente, a produção de biogás e a geração de energia e o que fazer. A primeira edição aconteceu antes da pandemia e a ideia era ser bianual e, nesse contexto, os parceiros deixaram ele ainda maior. Nosso auditório tem espaço para 300 pessoas e graças ao apoio dos patrocinadores será totalmente gratuito com certificação e programação de alto nível”, completou.
Luiz Carlos Peretti, que coordena o plano de desenvolvimento local Dois Vizinhos 2030, falou sobre a importância do fórum. “Quando planejamos essas discussões há dois anos, dentro do eixo econômico no plano DV 2030, priorizamos algumas estratégias, alguns projetos que vinham de encontro com a proposta de desenvolvimento do município porque hoje, 72% da nossa economia é o agronegócio. Estamos dependentes e precisamos começar a diversificar, criando outras fontes, alternativas, como a produção de energia. Por isso, temos que agir com ativamente e pensar numa visão de futuro sustentável”, conclui.
Programação
13h30 – Abertura
14h – Palestra 1: Novas tecnologias na produção de bioenergia a partir de dejetos de animais – Thiago Edwiges – UTFPR – Medianeira
14h40 – Case 1: Produção de biogás a partir de dejetos animais – Rubens Grando – Produtor de leite em Guaraciaba (SC)
15h – Case 2: Dejetos de animais: de um grande problema para uma excepcional solução – Volmir Kennedy Anater – Coopenad – Salgado Filho (PR)
15h40 – Mesa redonda
16h10 – Palestra 2: Uso agronômico de biofertilizante: vantagens e limitações – Gabriel Barth – Fundação ABC
17h – Palestra 3: Compostagem de resíduos agropecuários do Sudoeste do Paraná – Daiana Mara Puntel – engenheira ambiental Soloforte
18h20 – Palestra 4 – Mercado voluntário de carbono e certificação – Fernando Baccarin – Abrarastro
19h – Palestra 5 – Cooperativa de energia do Sudoeste do Paraná – Thiago Gonzalez – EDB Bioenergia
19h49 – Mesa redonda e encerramento
Fonte: Portal Educadora