Solenidade na Acedv/CDL marcou o lançamento do mapa que contém informações de hotéis, restaurantes e pontos turísticos do município.
Foto: Portal Educadora
1038
Na noite de terça-feira, 20, um evento na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) marcou o lançamento do mapa turístico de Dois Vizinhos. O material foi idealizado pelo Núcleo de Turismo e Gastronomia da Acedv/CDL em parceria com o Conselho do Turismo (Contur), prefeitura, através da secretaria de desenvolvimento econômico e departamento de turismo e da iniciativa privada. Serão impressos 10 mil mapas disponibilizados gratuitamente em hotéis, bares e restaurantes.
Guilherme Biesek, coordenador do núcleo, exaltou a cooperação entre os 12 integrantes para confeccionar o mapa. “Intensificamos o projeto do mapa há 30 dias. Tudo foi pensado com muito carinho, talvez falte algum detalhe. Ele já existia, estava parado, mas os nucleados pegaram junto e conseguimos entregar. Todos sabem o momento que vivemos, a região está se estruturando para o turismo e aqui não é diferente. Eu sempre falo que nosso núcleo está ativo, estamos fortes e o mapa veio não só pensando no turista, mas também nos duovizinhenses que muitas vezes não conhecem os locais que temos”, disse. Ele ressaltou que todo empresário do setor pode participar do núcleo. “Temos que agregar mais hotéis, restaurantes, para ficarmos mais fortes e fazer um trabalho mais bonito que estamos fazendo”, completa.
Flávio Galeazzi, diretor de turismo, destacou que uma preocupação da administração municipal é fomentar o setor. “Quando assumimos, o pedido do prefeito Carlinhos e do vice Nery era para tomar conta do turismo. Muito se tinha, mas muito precisava e tem a ser feito. Dentro disso, quando se fala em turismo, pensamos em mapas e, em breve, vamos disponibilizar para a população e visitantes. Nossos vizinhos estão fazendo os mapas digitais, e nós pensamos no papel sempre se preocupando em fazer um trabalho bem feito. Tivemos apoio da iniciativa privada, o núcleo de turismo e gastronomia se fortaleceu e vamos seguir trabalhando para receber cada vez mais visitantes”, disse.
Fernando Calgarotto representou a Cresol Pioneira que é parceira do projeto e exaltou que a cooperativa está sempre disposta a auxiliar o desenvolvimento local. “Nascemos aqui e estamos investindo nos projetos da nossa terra”, resume. O vice-prefeito Nery Maria (PSDB) também enfatizou que a administração é parceira em tudo o que for possível. “O turismo gera riquezas. Temos empreendedores investindo, buscando trazer o povo para cá, para que se eleve o nome para todo o Brasil. Todos estão de parabéns pela luta e pelo trabalho.”
O presidente da Acedv/CDL, Rogério Sidral, destacou que o pensamento para fortalecer o turismo tem se intensificado nos últimos anos. “Conheci o professor Jacó Gimmenes no dia 2 de fevereiro de 2020 em um evento na Cresol sobre turismo. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram e temos que agradecer todos que fizeram parte e ajudaram a desenvolver esse setor. Elaboramos as leis necessárias, conselhos, estruturamos e temos o suporte para trabalhar. Fizemos o inventário, palestras, eventos, muita coisa on-line, para chegarmos nesse lançamento do mapa com pontos turísticos para que as pessoas possam desfrutar. Hoje já vemos os turistas chegar e vai melhorar ainda mais”, completa. A vice-presidente da Acedv/CDL, Josiane Grando, convidou os empreendedores do setor a buscar o associativismo via núcleo. “Tivemos uma trajetória, muita gente ajudou e meu convite é dos empreendedores que aqui estão e não fazem parte do núcleo que venham nos ajudar. Ele é o associativismo na veia”, conclui.
Por fim, o professor Jacó Gimenes, ex-presidente da Rede de Turismo Regional (Retur), que atua como conselheiro do segmento para Dois Vizinhos e região, relatou que a população precisa pensar em turismo. “. A gente fala em turismo, o povo pensa já em ir para o Rio de Janeiro, para o exterior, mas se preparem que Dois Vizinhos e região estão sendo silenciosamente invadidas por gente que quer gastar. A maior dificuldade de um professor que vive o assunto 24h é passar para alguém o que é a economia do turismo. Quando falamos em agricultura, pela origem do Paraná, todos sabem e entendem. No comércio e na indústria, nos serviços, a mesma coisa, mas temos um mundo, para quem tem visão de futuro, que é o turismo que precisa ser muito bem explorado e pode gerar muitas riquezas”, conclui.
Fonte: Portal Educadora