Segunda e terça-feira, 26 e 27 de setembro, a agência do trabalhador vai receber todos os candidatos a vagas. Serão, no mínimo, 20 contratações imediatas.
Foto: Assessoria
2578
O mercado de trabalho segue em alta em Dois Vizinhos. Somente entre janeiro e agosto, a agência do trabalhador já intermediou 1 mil contratações no município. Só para se ter ideia, em agosto, de cada 19 pessoas que entraram na agência, seis saíram empregadas. Isso é um número alto.
Agora, na próxima segunda e terça-feira, 26 e 27 de setembro, será realizado um mutirão de entrevistas para contratação imediata na Pluma Agroavícola. São, no mínimo, 20 vagas disponíveis. “Hoje nós estamos com 150 vagas de 60 empresas abertas, além das vagas da BRF, Accord e Pluma. Vamos fazer uma operação agora com a Pluma porque eles estão precisando de 20 empregados ‘para ontem’. Em seguida, eles já nos avisaram que serão abertas mais 100 vagas para o Brasil todo. A empresa oferece grandes benefícios, desde plano odontológico, plano de saúde para a família, plano de metas, é atrativa aos olhos de quem quer trabalhar. Eu ressalto que não existe tanto esforço físico como todo mundo coloca na cabeça. Eu peço para que quem quer trabalhar vá conhecer a empresa, que é de porte internacional, de Dois Vizinhos, e precisa de duovizinhenses para continuar expandindo”, disse Marcelo Velasco, gerente da agência do trabalhador.
Ele ressaltou alguns benefícios da vaga. “Hoje, eles oferecem o plano de saúde, que se alguém for contratar por conta tem um custo de aproximadamente R$ 300 por pessoa e é um plano familiar, plano odontológico e outros benefícios. Estamos com os empregos e quero reforçar que não somos nós, da agência, que contratamos. A gente faz a captação, perfilhamento e pré-seleção, mas quem contrata são as empresas. Se você vai a duas, três entrevistas e não é contratado, nos procure, vai a outras, porque todos os processos são individualizados”, explica.
Marcelo ainda falou sobre a cultura do emprego. “Precisamos criar uma cultura de procurar e insistir no emprego. Tem muita gente que começa, não gosta e para. A gente, às vezes, faz uma faculdade, não gosta no começo, se adapta e começa a gostar. No emprego é assim, precisamos que as pessoas sejam persistentes porque a empregabilidade faz com que você seja empregado novamente. Se você fica saltando de uma empresa para outra, fica rotulado. Insista no emprego que, com certeza, em curto prazo, serão beneficiados”, conclui.
Parceria com assistência social
Rosilei Godois, assistente social e diretora da secretaria de assistência social de Dois Vizinhos, explica que ações estão sendo feitas com as famílias atendidas para incluí-las no mercado de trabalho. “Temos tido essa reflexão constantemente. Conversamos muito com o pessoal da agência do trabalhador porque, ao mesmo tempo que temos muitas vagas em Dois Vizinhos, temos também, na assistência social, uma procura muito grande pro benefícios. Nossa grande função é fazer a emancipação das pessoas, fazer com que elas tenham o direito garantido e nada melhor que o direito ao trabalho, onde a família vai poder prover seu sustento de forma digna, conseguir renda e dar conta do sustento. Nesse sentido, estamos levantando todas as pessoa que atendemos e fazendo o encaminhamento, orientando para eles procurarem a agência e se inserir no mercado de trabalho formal”, completou.
Rosilei destacou a dificuldade posterior que as pessoas tem de se aposentar se não conseguirem emprego. “As pessoas, em curto prazo, não se dão conta também que um dos benefícios do trabalho é a contribuição previdenciária. As pessoas não se preocupam com isso, envelhecem, adoecem e se não estiverem no mercado de trabalho não vão ter essa garantia. Isso é uma preocupação que refletimos e passamos para as pessoas que nos procuram. A gente precisa contribuir com o INSS e, tendo trabalho, automaticamente fazemos isso.”
Fonte: Portal Educadora