Entrega dos materiais aconteceu nesta sexta-feira na secretaria.
Foto: Portal Educadora
502
Na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Secretaria de Educação, as escolas municipais de Dois Vizinhos receberam os materiais do Método Abacadá. Em julho, aconteceu a capacitação dos professores para entender melhor a metodologia que é utilizada para os alunos inclusos ou com dificuldades de aprendizagem. O sistema chega também para auxiliar os profissionais a diminuir a defasagem educacional causada pela pandemia de coronavírus, que afastou as crianças das escolas.
Cláudia Mara da Silva, que criou o método, destacou como ele é desenvolvido. “O Abacadá é bastante lúdico, ou seja, a criança vai aprender jogando, brincando. Trazemos toda uma questão da memória, da atenção, do raciocínio lógico. Temos jogos e atividades para o trabalho em todos os níveis de aprendizagem no contexto do Abacadá. Ele é dividido em níveis (1, 2 e 3) e o aluno só avança para o próximo nível se conseguir adquirir as habilidades do nível anterior e ele consegue isso muito facilmente por conta do material, que é muito rico. Também temos os casos dos alunos que estão no terceiro ano não frequentaram o primeiro e o segundo ano, por exemplo, e assim sucessivamente, gerando dificuldades na área de alfabetização são intensificadas. É preciso um trabalho para que esses alunos não cheguem ao quinto ano sem estarem alfabetizados e esse material nos traz todo um método, uma maneira sistemática para que esses alunos se alfabetizem”, explicou.
A secretária de educação, Silvana Aparecida Dal Molin, exaltou o avanço na educação que a adoção do método vai trazer. “Eu conheci esse material quando atuava em sala de aula, trabalhando com os alunos da sala de recursos e de apoio. É um método criado pela professora Cláudia que, durante toda sua vida, trabalhou com educação especial e ele chega para recuperar os alunos que tem dificuldades de aprendizagem. No kit recebemos o material impresso, jogos, ali também tem material para trabalhar com os alunos autistas, uma novidade porque sabemos que esses alunos tem um ritmo diferenciado de aprendizagem. Com ele, acredito que vamos conseguir recuperar as defasagens criadas na época da pandemia”, completou.
O prefeito Carlinhos Turatto disse que o município só evolui se tiver educação e qualidade. “Com olhar clínico da secretaria de educação, estamos colocando à disposição dos nossos professores, coordenadores e diretores esse método para que nós alcancemos o melhor aprendizado nas crianças que tem dificuldades. A pandemia também gerou déficits e nós temos professores competentes, responsáveis, uma equipe que sabe nos cobrar e que buscamos dar atenção especial porque não existe um município forte, pujante, sem educação no nível alto. Aproveito aqui para parabenizar todos os professores pela nota do Ideb obtida. Eles são verdadeiros gigantes, heróis, e agora com esse material, mais o material do Positivo, acredito que vamos melhorar ainda mais.”
Quem usa, aprova
A professora Andreana Salvador Jasinski, coordenadora da Escola Municipal Santa Luzia, explica que o estabelecimento de ensino já utiliza o Método Abacadá. “Tivemos a formação em julho, foram disponibilizados materiais on-line e nós imprimimos, começamos a utilizar nas escolas e já percebemos resultados positivos. Imagina agora que recebemos todo o material. Cada criança tem um nível de aprendizagem, algumas demoram mais, outras menos, mas no caso da nossa escola, a professora da sala de recursos está utilizando bastante, assim como professores auxiliares de alunos inclusos. Hoje é um dia de festa para Dois Vizinhos, estamos muito felizes em receber o material do Abacadá”, conclui.
Fonte: Portal Educadora