Novena iniciou na segunda-feira, 3 de outubro, e segue até o dia 12 com missa e grande churrascada.
Foto: Portal Educadora
648
O Bairro Jardim da Colina, de Dois Vizinhos, tem uma história interessante. A comunidade conta com dois padroeiros: São José e a co-padroeira Nossa Senhora Aparecida. Em virtude disso, desde segunda-feira, 3, estão acontecendo as novenas em honra a Mãe Aparecida, sempre às 19h. Depois da celebração, está sendo realizada uma mini quermesse com pastel, cachorro-quente, polenta brustolada com queijo, x-polenta, cocada e pé de moleque. No dia 12 de outubro, acontece grande churrascada (carnes de gado de 3 e 2 quilos e carne suína de 2 quilos). As reservas podem ser feitas pelos telefones/WhatsApp (46) 99904-0990 ou (46) 99122-1915.
Igreja nasceu no pátio de uma casa....
Maria Salute Wilamowski lembrou como nasceu a igreja na comunidade. “No início, tivemos muitas dificuldades, mas o povo sempre foi muito unido. As celebrações começaram no pátio de uma casa, depois para fomos para uma sala da Escola José de Anchieta, quando a escola ficou pronta mudamos para o saguão, aí conseguimos fazer o pavilhão. Em 1997, inauguramos a igreja com o padroeiro São José. Ele é o padroeiro porque em 1984 tivemos Missões e o nosso missionário foi Frei José Quaresma e, como homenagem, escolhemos São José. Depois, colocamos a co-padroeira Nossa Senhora Aparecida”, disse.
Valdir Sganzerla, ministro auxiliar da comunidade, destacou a boa presença de público nas novenas. “Começamos com 50% da capacidade da igreja, na segunda noite já foi para 70% e, com certeza, nos últimos dias vamos ter que espalhar cadeiras para abrigar todas as pessoas. A organização da festa começou dia 13 de junho, convidamos muitos padres, a diocese é grandiosa, muitos bairros e cidades tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, mas conseguimos uma programação especial. Temos que agradecer a família Belusso que nos doou 10 imagens da Santa que estão sendo sorteadas todos os dias da novena”, completou.
Otávia de Carli, do conselho paroquial, destacou que outros bairros participam das celebrações na Colina. “Tem o Marcante, Primavera, que ficam ao nosso redor, pessoal do interior que também participa da nossa comunidade. Venham celebrar conosco na novena, participar da mini quermesse, Estávamos todos em casa, com a pandemia, agora estamos voltando e vamos fazer uma festa como tem que ser feita, com churrascada, cuca, pudim, maionese, vai ter bingo, o jogo da cavalinha, todas as tradições”, explica.
Por fim, Néli Bin, também convidou a sociedade para participar. “A correria é grande, mas sempre que Nossa Senhora Aparecida está passando na frente a gente consegue, dá um jeito. Levanta mais cedo, vai para o trabalho, ajuda na comunidade, somos muito unidos, quando temos dúvidas, todos ajudam. Temos que agradecer muito as equipes que aceitaram o convite par a participar e fazer essa novena acontecer. Padres, diáconos, ministros, todos que vão participar”, conclui.
Fonte: Portal Educadora