Onda de calor no Paraná provoca aumento de 30% no consumo de água.

Estão sendo realizadas obras para melhorar a capacidade de produção e de distribuição do sistema. Os técnicos acompanham a evolução do consumo dia e noite.

Image
  • 07 de Fevereiro de 2012
  • 318

A onda de calor que assola o Paraná nos últimos dias provocou um aumento de 30 por cento no consumo de água em todo o Estado. Estão sendo realizadas obras para melhorar a capacidade de produção e de distribuição do sistema. Os técnicos acompanham a evolução do consumo dia e noite, fazendo remanejamentos que permitam reduzir as consequências do aumento no consumo e queda na produção de água. De acordo com Angenor Varpelom, gerente de processo de água da Sanepar, o problema é agravado pela falta de chuva.

A população pode colaborar usando a água tratada de forma mais eficaz, reduzindo o tempo no banho, reutilizando a água usada na máquina e tanque de lavar roupa e deixando de lavar carro e calçada, entre outras mudanças nos hábitos de consumo.

Por exemplo, cinco minutos a menos de chuveiro reduz 70 litros de água, fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se lava as mãos economiza 20 litros de água por minuto, e lavar carro com balde economiza até 300 litros de água.

Segundo Angenor Varpelom nesse período o consumo é muito alto.

Em caso de vazamento de água na rua, o usuário deve acionar a Sanepar pelo telefone 115.