• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE
ALEXANDRE BAGGIO
WELLINGTON BASSO

Canil municipal promove feira de adoção neste sábado

Cerca de 20 animais, incluindo diversos filhotes, estarão disponíveis no evento que acontece no Ítalo Sul.

Image
  • 07 de Outubro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 626

Neste sábado, 8 de outubro, entre 9h e 15h, no estacionamento do Ítalo Sul, acontece mais uma feira de adoções promovida pelo Canil Municipal de Dois Vizinhos. Serão cerca de 20 animais (entre eles, muitos filhotes) disponíveis. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar CPF e comprovante de residência. Rosangela Estel Ziech, médica veterinária responsável pelo canil municipal e o pelo projeto de controle populacional de cães e gatos, destaca os animais que estarão disponíveis. “Teremos muitos filhotes de porte médio, grande, além de alguns adultos castrados. Os filhotes que não são castrados, nós nos comprometemos a realizar a castração quando atingir a idade. Os animais adultos, principalmente, passam por um período de adaptação. Eles já têm alguns hábitos, dependendo do local que eles vão, não se adaptar. Os demais, a gente acompanha também com fotos, vídeos, passa em frente às casas para verificar e ver como eles estão”, explicou.

Somente em 2022, 38 animais do canil já foram adotados. “Hoje estamos com 26 animais, mas temos muitos filhotes e, por isso, vamos realizar a feira porque eles ocupam bastante espaço. Já chegamos a ter mais de 30 animais, mas só temos 19 baias”, completou.

Castrações

Além de acolher animais em situação de abandono ou maus-tratos, o canil municipal já realizou, entre 2017 e 2022, quase 1,2 mil castrações. “Atendemos pessoas que fazem o cadastro na secretaria de agricultura, se enquadram nos critérios da legislação do município, animais comunitários, pessoas do CADÚnico, animais doados nas feiras, no canil. Temos mais de 2.100 cadastros e temos vários que ainda não conseguimos atender na velocidade que as pessoas gostariam. Muitas pessoas nos procuram e falam que não tem condição de castrar, mas não conseguem apresentar os comprovantes necessários. A prefeitura não consegue dar conta de tudo”, explicou.

Nos próximos dias, acontece um mutirão de castração em parceria com o Governo do Estado. “Foram conseguidas 109 castrações e esse mutirão vai acontecer em dezembro. Vamos utilizar os cadastros que já temos para separar os animais que serão atendidos. A lista conta com uns 800 animais e vai conseguir dar uma aliviada com essas 109 castrações”, conclui. Quem quiser informações sobre os animais ou adotar um animal de grande porte pode entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (46) 99134-5644.

Fonte: Portal Educadora