UTFPR está oferecendo curso sobre bambu

Inscrições são gratuitas e seguem até quarta-feira, 12 de outubro.

Image
  • 10 de Outubro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 867

A UTFPR de Dois Vizinhos, através do curso de engenharia florestal, está com inscrições abertas, até o dia 12 de outubro, para um curso de capacitação sobre produção de mudas de bambu e sua utilização prática. O evento é gratuito e terá dois módulos: o primeiro on-line e o segundo prático, com duas visitas técnicas (no Sítio Manduri e no campo experimental da UTFPR). “Desde 2013 trabalhamos com pesquisas com produção de bambu. Nada mais justo que, depois de tantos resultados, inovações, levar informações para a sociedade. O bambu é um grupo de espécies muito promissora para a propriedade rural para diversos usos e pode ser uma alternativa de baixo custo, viável para utilizar em construções, até para a alimentação, o broto é parecido com o palmito e pode ser consumido, para energia, estufas, galpões, hortas, então, estamos promovendo esse curso para mostrar essas variações”, explicou o professor Eleandro Brun.

Quem quiser se inscrever, pode entrar em contato via WhatsApp (46) 99973-0867 ou também pelo Instagram (@UTFlorestal). “As inscrições são totalmente gratuitas e, nos dias de campo, o almoço já está incluso para quem participar. Eu tenho certeza que, quem se inscrever, não vai se arrepender. O curso é focado para agricultores que tem interesse em fazer a diversificação na propriedade rural. Na parte remota, vamos passar todo o conteúdo, o embasamento para entender mais sobre o assunto e a parte prática será nos dias de campo”, explica Marjorie Eliza Maia Reis, diretora de projetos da UTFlorestal.

Não precisa de muito espaço...

O professor destacou que o bambu pode ser utilizado em vários pontos da propriedade e as plantas tem boa adaptação no Sudoeste. “Se você quer para usar na propriedade, às vezes, uma touceira é suficiente. Temos casos onde o produtor com uma touceira consegue atender sua necessidade de estacas, postes, inclusive, para queima e geração de energia, para estufa, galpão. Se você quer transformar em um negócio, quer vender, fornecer material, temos que ver a escala. Temos diversas espécies e aí dependemos de ver a necessidade do produtor. A nossa região é abençoada, com solos de qualidade, boas chuvas e as nossas pesquisas mostram que a exigência nutricional é muito pequena, ele cresce bem com adubação química e orgânica e se o solo for de qualidade, cresce até sem adubação. O manejo é tranquilo e aí entra nosso curso para ajudar os produtores. A durabilidade depende do uso. Para usos externos, depende de tratamento, mas temos diversos método que podem ser utilizados e ampliam muito a durabilidade”, conclui Eleandro.

Fonte: Portal Educadora