A situação mais grave foi na Escola Nossa Senhora de Lourdes/Colégio Paulo Freire.
Foto: Portal Educadora
861
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Dois Vizinhos e o Núcleo Regional de Educação (NRE) comunicam o adiamento de aulas em algumas escolas e colégios na tarde desta terça-feira, 11. A situação mais critica foi no Colégio Paulo Freire/Escola Nossa Senhora de Lourdes, que uma enxurrada alagou duas salas de aula e o refeitório. Os alunos foram dispensados. “É lamentável, mas contra a natureza não temos o que discutir. Temos que dar o suporte básico aos estudantes, então, diante do acontecido estamos suspendendo as aulas do Estado no Colégio Estadual Paulo Freire e a secretaria de educação suspende do Nossa Senhora de Lourdes até segunda-feira. Até lá, teremos novas orientações e, caso seja necessário, atenderemos de forma remota ou com atividades impressas exclusivamente nessas duas escolas”, disse Dírsio Ferreira da Silva, chefe do NRE de Dois Vizinhos. No interior, no Germano Stédile, na Linha Conrado e no São Francisco do Bandeira as aulas foram canceladas no período da tarde. Nas escolas do município o atendimento é normal, com atendimento aos alunos que não utilizam o transporte escolar.
Nas escolas municipais, as aulas estão suspensas nas quatro escolas do interior e em três escolas da cidade. “No CMEI Nadir Ramuski cancelamos, o estado está crítico em virtude da enxurrada, além do Nossa Senhora de Lourdes e João Paulo II. As aulas nas escolas do interior, no Empossado, Santa Lúcia, Plínio Salgado e São Francisco do Bandeira, também estão canceladas”, explica a secretária de educação Silvana Dal Molin.
O professor Dírsio destacou que já foi diretor do Colégio Paulo Freire e nunca tinha enfrentado um problema tão grande. “Fiquei aqui até 2019, tivemos problemas com chuvas, mas nunca tinha chegado nesse nível de alagamento e muito barro nas salas de aula. Vale ressaltar que estamos vivendo um canteiro de obras, temos que informar a comunidade escolar que muita coisa vai ser melhorada, a cobertura vai ser trocada, o município está investindo pesado aqui, seja na cobertura do ginásio, tem uma programação de obra municipal aqui, como a escola funciona em dualidade e vamos organizar o entorno da escola com muros e outras obras para solucionar esses problemas”, completa.
Fonte: Portal Educadora