Duovizinhenses podem doar os produtos no Ginásio Teodorico Guimarães para as famílias afetadas pelas cheias.
Foto: Portal Educadora
517
A lama deixada pelas enchentes pode se tornar um problema de saúde pública, já que a água dos rios pode estar contaminada com diversas doenças e a lama que fica nas casas é altamente infectante.
Nesse quadro, o recomendado é que a limpeza seja feita com água sanitária (para cada 20 litros de água, recomenda-se a utilização de 200 ml de água sanitária). É recomendado também a utilização de luvas e botas de borracha. “A doença mais conhecida e transmitida pela enchente é a leptospirose. Com a água vem muito lixo, sujeira, infelizmente algumas casas o esgoto ia direto no rio e as pessoas precisam ter esse cuidado agora. Recomendamos todos a usar bota, luva, roupa fechada, não ter contato dessa lama com a pele. Pedimos também a doação de botas, luvas e água sanitária aqui no Teodorico Guimarães. A gente agora orienta as famílias que tenham bastante cuidado para evitarmos doenças. Nós, da assistência, em conjunto com a saúde, estamos pedindo atenção de todos e auxiliando no que for possível”, disse Cátia Bonin, secretária de assistência social.
Frutas, verduras, legumes ou qualquer tipo de comida que teve contato com a água deve ser descartados, mesmo que esteja em pacotes. Deve-se ter um cuidado com reservatórios de água que possam ter tido contato com a água contaminada.
Fonte: Portal Educadora