Defesa Civil e Amsop vão atender municípios que tiveram estragos por alagamentos

Defesa Civil vai auxiliar prefeitos nos decretos de situação de emergência.

Image
  • 13 de Outubro de 2022
  • Foto: Defesa Civil do Paraná

  • 417

A partir desta quinta-feira (13) uma equipe da Defesa Civil do Estado do Paraná estará na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para atender aos municípios que tiveram estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, e auxiliar as Prefeituras na elaboração de decretos de situação de emergência.

A definição em disponibilizar essa equipe ocorreu após uma reunião entre o presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, e o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, na quarta-feira (12) em Francisco Beltrão.

"Estamos colocando toda a estrutura da Amsop à disposição dos municípios, para que, juntamente com a equipe destinada pelo coronel Schunig, que deve ser formada por um cabo e um sargento da Defesa Civil, possamos unir forças para ajudar a nossa população do sudoeste neste momento tão difícil", destacou o presidente Cleber.

Ainda de acordo com Fontana, o decreto de situação de emergência consiste em um processo complexo e burocrático e, por isso, esse apoio da Defesa Civil estadual é de fundamental importância.

Com a decretação da situação de emergência, o município tem acesso a recursos do governo federal para a recuperação de áreas com estragos ocasionados pelas chuvas torrenciais, que ultrapassaram os 200mm em quase todo o Sudoeste desde a última segunda-feira (10). Ainda, o decreto permite que as pessoas que sofreram danos ou estão desabrigadas por conta das chuvas tenham acesso ao FGTS.

Fonte: Amsop