Paulo Litro e Vermelho defendem soluções definitivas para as enchentes

Ambos ressaltaram, em entrevista para a Educadora, que o objetivo é elaborar projetos e executar obras para que Dois Vizinhos não sofra mais com as cheias.

Image
  • 13 de Outubro de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 679

Tão logo começaram as enchentes no Bairro Sagrada Família, em Dois Vizinhos, os deputados que representam o município já iniciaram conversações com a Defesa Civil para a elaboração de projetos que possam solucionar o problema das cheias.

Em entrevista para a Rádio Educadora, o deputado federal Vermelho (PL) destacou que, no momento, deve se buscar auxílios para as famílias e, logo em seguida, trabalhar com projetos para resolver o problema. “A prefeitura decretou emergência e, com isso, podemos correr atrás de recursos para amenizar o sofrimento e a dor das famílias. Temos que fazer o governo se mobilizar no envio de auxílios. Agora, vamos apurar a realidade e também ver as causas, onde podemos pegar esses pontos críticos das inundações. Já conversamos com a administração municipal para pensarmos em projetos estruturantes na área da macrodrenagem, abrir um pouco nossos canais para termos soluções mais rápidas em precipitações mais violentas. Temos gargalos a ser resolvidos, isso serviu como exemplo. Em outros anos, já ocorreu na cidade e temos que atacar os pontos mais críticos, temos que buscar os recursos para que a população não venha sofrer tanto quando chove muito”, disse.

O deputado estadual Paulo Litro (PSD), que foi eleito deputado federal, também destacou a importância de se pensar em soluções. “Se medidas não forem tomadas, talvez uma bacia de contenção, alguma canalização, isso vai se repetir. Temos que falar com algum técnico responsável que possa nos orientar para que esses fatos não ocorram mais porque não é a primeira vez e, se não tomarmos medidas mais profundas, futuramente, vai voltar a ocorrer. O que não pode acontecer é que toda vez que vem uma chuva forte na nossa cidade a população do Bairro Sagrada Família fique em estado de alerta, não durmam à noite. Algumas medidas vamos ter que tomar. A gente acompanha a situação e não é de hoje. A prefeitura fez um grande trabalho de limpeza e desassoreamento neste rio, mas não foi suficiente. Tá certo que foi muita chuva em poucas horas, entretanto, percebe-se a necessidade do poder público, na esfera municipal, estadual e federal, se unirem através de recursos para buscar medidas que resolva a situação de uma vez por todas”, destacou.

Paulo Litro elencou possíveis soluções. “Futuramente vamos fazer algum projeto, conversar com especialistas. Me relataram que o Rio Jirau, ali no Sagrada Família, não tem muita caída, por isso, que toda a vez que chove muito, o rio sobe naquele ponto. Talvez no prolongamento da Avenida Dedi Barrichelo Montagner possa ser feito uma bacia de contenção, um lago, alguma coisa que evite as inundações. Estamos trabalhando com várias hipóteses, mas quem tem que dizer o que precisa ser feito é algum especialista da área”, completou.

Vermelho visitou algumas famílias atingidas pelas cheias. “Vim para me solidarizar com a nossa gente de Dois Vizinhos e ver como podemos contribuir, colaborar, em nível de governo estadual e federal. Tivemos uma precipitação pluviométrica muito grande, em poucas horas, que deixou muita gente desabrigada e em condições vulneráveis. Muitas famílias perderam suas coisas, empresários perderam suas mercadorias e estamos num momento difícil para nossa cidade. Estamos aqui para tentar amenizar o sofrimento dessas pessoas que precisam, agora, das nossas ações”, conclui.  

Fonte: Portal Educadora