Eventos acontecem paralelamente com o Seminário Estadual de Meliponicultura e seguem nesta sexta-feira, 21 de outubro.
Foto: Portal Educadora
543
Começou na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, a 2ª edição da Hortec e o 7º Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná. O evento está acontecendo no Centro Universitário Unisep até a sexta-feira, 21 de outubro, juntamente com o 16º Seminário Estadual de Meliponicultura e exposição de empresas vinculadas ao agronegócio. O objetivo é instruir profissionais da área, acadêmicos e produtores sobre a produção de frutas e hortaliças, certificação, melhoramento genético, práticas de manejo, a produção de abelhas sem ferrão, entre outros assuntos. Ambos os eventos são organizados pelo IDR-Paraná, Unisep, UTFPR, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEAFB) e contam com o patrocínio da Cresol. Além das palestras, serão realizados diversos debates e minicursos.
Pronunciamentos
Diversas autoridades participaram da solenidade de abertura, entre elas, o secretário estadual de agricultura Norberto Ortigara, que elogiou a grande presença de público. “Vocês não iam fazer nada em casa hoje, tá chovendo, então importante estar aqui para aprender”, brincou, ao saudar os agricultores.
Em seguida, ele lembrou a importância da diversificação das culturas nas propriedades. “O Paraná é tido como um excelente produtor de alimentos e fibras, se destaca, faz milagre nas pequenas propriedades, mas precisamos evoluir na horticultura, nas frutas, legumes, verduras, flores e também no mel, onde já somos o principal produtor do Brasil. Eu sempre digo que da seda ao mel, passando pela soja, frango e leite, sempre não destacamos. Temos o desafio, como Estado, de continuar nessa pegada boa e criar um ambiente favorável, oferecendo infraestrutura, inovação e conhecimento. Fazer mais e melhor com menos recurso, sem abrir mão de cuidar do solo e da água. Temos que potencializar o que é o nosso ganha pão paranaense e brasileiro”, ressaltou.
O anfitrião Marcelo Dotto, que representou a Unisep, agradeceu a participação de todos. “Foi um ano de muitas reuniões para chegarmos ao dia de hoje nesse grande evento”. Marcelo Ludvichack, diretor da Cresol, apresentou a cooperativa. “A Cresol possui, na sua missão, o objetivo de desenvolver o quadro social e a sociedade. Por esse motivo, estamos muito felizes em estar com vocês e apoiar esse evento que leva conhecimento e desenvolvimento para nossa agricultura”.
O presidente da AEAFB, Dirceu Antonio Schnem, elogiou a proporção dos eventos. “Não imaginava um evento dessa magnitude e, com certeza, vamos levar muito conhecimento aos nossos agricultores, técnicos e acadêmicos”, exaltou. Representando a UTFPR, o professor Almir Gnoatto destacou a importância da diversificação de cultura para as propriedades do Sudoeste. “Nossa preocupação é oportunizar as mais de 41 mil propriedades da região, sendo 70% menores de 20 hectares, alternativas novas como fontes de renda e a horticultura vem a esse encontro podendo gerar muita renda em pouco espaço”, explicou.
Marcos Aparecido Gonçalves, coordenador da câmara técnica estadual de meliponicultura, destacou a expansão da produção de mel nos últimos anos. “Já estamos no nosso 16º evento para discutir a criação de abelhas nativas que geram renda e valorizam nossa identidade. A atividade está se expandindo o muito, já estamos com cerca de 50 mil colmeias em pouco mais de 4,5 mil meliponários e, nesses eventos, buscamos qualificar produtores e acadêmicos, além de discutir a atividade”.
O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), exaltou as parcerias com pequenos produtores locais e a busca constante para o fortalecimento dos mesmos. “Aqui tudo que se planta, se quer, produz. Hoje, graças ao apoio dos governos, conseguimos comprar da Claf mais de 30% da merenda escolar para o Estado. Da Coafar, neste ano, devemos comprar mais de R$ 5 milhões para a merenda, valorizando os pequenos produtores. Ele falou também sobre investimentos que estão sendo feitos para a associação de meliponicultores. “Temos que implementar o mel na merenda escolar para que ele se torne uma fonte de renda ainda mais viável.”
Por fim, o deputado estadual Paulo Litro (PSD), parabenizou os organizadores. “Teremos dias de aprendizado e quero parabenizar os organizadores pela iniciativa. É importante fortalecer e diversificar as culturas e um evento como esse valoriza o pequeno agricultor trazendo conhecimento e informações a todos”, conclui.
Outras presenças
Ainda estiveram presentes os deputados estaduais eleitos Adão Litro (PSD) e Luis Corti (PSB), a prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PSC), o prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore (PDT), Natalino Avance de Souza, diretor presidente do IDR, Otamir César Martins, diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Eder Bublitz, diretor das centras de abastecimento do Paraná (Ceasa).
Fonte: Portal Educadora